terça-feira, 16 de agosto de 2011

Festival Internacional de Dança Cabo Frio

postheadericon Festival Internacional de Dança Cabo Frio

Créditos: Portal da Região dos Lagos

Prazo de inscrição para o Festival Internacional de Dança de Cabo Frio encerra-se em 20 de agosto

O prazo de inscrição para a sétima edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, evento que acontece de 7 a 11 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, encerra-se no dia 20 de agosto. Os bailarinos e grupos interessados em participar das mostras competitivas de balé clássico, contemporâneo, jazz, dança de rua, dança de salão, danças populares e estilo livre devem se inscrever exclusivamente pelo site: festivalcabofrio.festivalonline.com.br.

Este ano, o evento será realizado em cinco dias para atender à demanda de grupos e bailarinos inscritos. A abertura acontecerá às 17h do dia 7 de setembro, com apresentação da Cia Jovem do Palácio das Artes de Belo Horizonte, Minas Gerais. Neste dia também terá início a mostra competitiva com premiação em dinheiro e bolsas para a seletiva YAGP no Brasil.

Durante o Festival serão realizados Cursos de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Rua e Jazz, ministrados por renomados profissionais como Octávio Nassur (Paraná), Raul Candal (Argentina), Toshie Kobayashi e Edy Wilson (São Paulo), Beatriz de Almeida (Mato Grosso do Sul), Flávio Sampaio (Ceará) e Alex Neoral (Rio de Janeiro).

O Festival Internacional de Dança tem entrada gratuita e é realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, com organização do Ballet Márcia Sampaio e Secretaria Municipal de Turismo.

Outras informações podem ser obtidas pelos números de telefones (22) 2647-6227 ou 9966-0579 / 7834-5117(ID 140*96)

Eliane Ribeiro

domingo, 14 de agosto de 2011

Apoio do Jornal Perú Molhado

A importância do Festival Curta Cabo Frio para a produção audiovisual regional

E-mail Imprimir PDF
O cabeça-chata Milton Alencar entregando o prêmio  “Amigos do Milton” ao MarceloO “Curta Cabo Frio”, iniciado em 2007, foi um grande passo para o desenvolvimento da produção audiovisual da Região dos Lagos. O crescente avanço desse evento, que, em sua última edição, teve mais de 700 filmes inscritos, indica seu sucesso.
O festival encoraja os futuros cineastas do Brasil inteiro a seguirem adiante com o sonho da sétima arte, exibindo suas obras e lhes permitindo crescer como profissionais da área. Além de abrir portas para os novos talentos, leva o cinema a locais e pessoas desfavorecidos da nossa região, que nunca tiveram a chance de assistir a algo na tela grande. Leva cultura, entretenimento e oferece novas experiências a quem precisa.

Os números do festival não mentem sobre seu êxito. Em 2007, foram 573 filmes inscritos e público estimado de 9.000 pessoas. No ano seguinte, foram 630 inscritos e 11.000 pessoas. 2009 teve 690 inscrições e um público de 14.500 e, em 2010, foram 735 filmes inscritos e, aproximadamente, 15.200 pessoas foram assistir.

O “Curta Cabo Frio” não recebe apenas inscrições da Região do Lagos. Na edição deste ano foram recebidos filmes dos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Paraná e Pernambuco, além do próprio estado do Rio de Janeiro. São dados que comprovam o belo resultado que o festival vem alcançando.

O organizador Miguel Fornaciari e o cineasta Milton Alencar Jr. responderam algumas perguntas acerca do festival:

Como surgiu a ideia de fazer um festival de cinema em Cabo Frio?
Miguel Fornaciari: Numa cidade com tanta efervescência cultural em diversos seguimentos, não poderíamos deixar de ter um evento que representasse, ao meu ver, a mais magnífica delas: o cinema. A ideia surgiu entre nós, os realizadores Miguel Fornaciari e Aquiles Barreto, em parceria com o cineasta Milton Alencar Jr., que levou a proposta ao prefeito Marquinho Mendes, que entendeu a importância e necessidade do evento para a nossa cidade. Gostaria de ressaltar que durante todas as nossas cinco edições, o maior incentivador para a realização do evento foi o prefeito Marquinho Mendes, que sempre acreditou no potencial do “Curta Cabo Frio” em divulgar a nossa cidade.

O objetivo do festival tem sido alcançado?
MF: Sim, claro. A cada ano que passa, o número de curtas inscritos só aumenta. O festival consegue levar o nome da cidade a vários estados do país e nós recebemos inscrições de curtas produzidos desde o Amazonas até Santa Catarina. Esse é um dos nossos objetivos: poder divulgar a nossa região e a nossa produção audiovisual. Através do nosso festival, conseguimos perceber que existe uma produção regional de curtas e longas metragens. Acredito que, a cada edição, iremos ver, através de nossas oficinas e mostras, a formação de novos profissionais e amantes da sétima arte.

Como a população regional recebeu esse evento?
MF: Acredito que tenha sido de uma forma maravilhosa. A população da cidade não tinha nenhum evento que fosse direcionado para a arte cinematográfica, onde eles tem a oportunidade de assistir a filmes de todos os cantos do país, que retratam as nossas diversas culturas. O festival também proporciona à população local a oportunidade de ter contato com profissionais de renome nacional nas oficinas de realização, onde são aprendidas técnicas de produção de curta metragem. Com a exibição em praças e escolas, e a realização de debates e palestras, a população consegue ter acesso a tudo que ocorre de novo na cinematografia nacional.

Como é possível realizar um evento desse porte numa cidade do interior do estado?
MF: Seria impossível realizar um festival de cinema sem o apoio dos parceiros, como a InterTv, a Novart, a Secretária de Educação Laura Barreto, o Secretário de Cultura José Correa, a equipe da Design e Imagem, e a Gaia Produções. É preciso frisar que o evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e a Emes Entertainment.

Como cineasta, qual a importância de eventos como esse para a produção audiovisual?
Milton Alencar Jr: A única maneira que os filmes de curtas metragens tem de aparecer é através de festivais de cinema. Toda a produção de curtas precisa de festivais para que seja exibida. Antigamente, na década de 80, havia uma lei em que todo longa metragem estrangeiro deveria ser acompanhado de um curta, o que dava visibilidade a essas produções, mas, hoje, não é mais assim. Desse modo, não há retorno, porque ninguém assiste a esses filmes. A importância é essa, a difusão de curtas metragens, em que se discute forma e conteúdo, e o incentivo à produção regional, que agora tem onde se exibir.

Por Lívia Miranda, estagiária do Cabo Frio TV.
 

Neila Tavares Geléia Geral


A SANFONA BRASILEIRA

Postado por Neila Tavares
"Senhor" e sua coleção de sanfonas. É o maior colecionador conhecido no país.Foto da página http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/01O4/Senhor_Mostra_Sua_Colecao_De_Sanfonas

A sanfona é um dos instrumentos mais apreciados da música autenticamente brasileira. E a foto acima, deste colecionador, vem aqui ilustrar a grande pluralidade performática deste único instrumento, de norte a sul do país.

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Muito associada a Luiz Gonzaga, o gênio pernambucano , a sanfona é muitas vezes confundida com o ritmos nodestinos. Mas terá igualmente um papel fundamental no Centro-Oeste e no Sul.

No Nordeste, a sanfona chegou no sec.20, com a expansão da malha ferroviária, levada pelos ingleses. Chegou junto com o nascimento do forró. É que uma sanfona sozinha faz um baile inteiro.

Dino Rocha, o Rei do Chamamé. Mato Grosso do Sul


O acordeão ( acordeón, no francês) não nasceu na França., mas na China, com o nome de Cheng, há 5000 anos, caiu no gosto da Alemanha, onde se desenvolveu, chegou ao Brasil com os alemães e italianos, disseminou-se primeiro em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, antes de se interiorizar . Aqui, o acordeão recebeu o nome de sanfona, no Nodeste; de gaita, gaita de foles, gaita-ponta, concertina, realejo... no Sul. Em 2006, o acordeão de oito baixos passou a ser um símbolo oficial do Rio Grande do Sul.


"A verdadeira sanfona brasileira é aquela de oito baixos e  tamanho um pouco menor"
(Oswaldinho do Acordeon).
.
Sanfoneiros gauchos

Considerado um instrumento extremamente versátil, servia igualmente ao fado, à polca , à valsa, à música folclórica, ao xote, ao xaxado, ao baião, à milonga , ao vanerão, caiu com a chegada da bossa-nova, retornou no final dos 1900s, chegou com músicos brasileiros aos grandes palcos do jazz.

Hermeto Pascoal, pioneiro na introdução da sanfona no jazz

Exigindo um grande conhecimento do músico, a execução da sanfona, ainda hoje, no interior do país é passada de pai para filho.
Menina sanfoneira de seis anos de idade. Toca na Orquestra Sanfônica de Mossoró

Veja neste link a beleza da Orquestra Sanfônica de Aracaju, formada em 1999, cujos componentes vão de 6 a 80 anos de idade: http://www.youtube.com/watch?v=P4IeBXm56jw&feature=related

Outros dois grandes sanfoneiros brasileiros de projeção internacional

Dominguinhos, considerado pelos especialistas um dos maiores instrumentistas do mundo


E... Sivuca. Neste vídeo, em Forró do Dominguinhos:

assista o vídeo e confira o blog link aqui 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

todas as áreas
 
 

 
O Itaú Cultural convida você para o Diálogos sobre o Sonho Brasileiro, um ciclo de debates sobre perspectivas de inovação nos campos da cultura, da economia e da educação.
O evento ocorre nos dias 15 e 16 de agosto, na nossa sede, em São Paulo, com transmissão on-line pela fanpage do Itaú no Facebook, que estará disponível no dia do evento. No nosso site, informaremos o endereço.
O Sonho Brasileiro é parte de um mapeamento dos sonhos, ideais e expectativas dos jovens brasileiros. Participam das discussões personalidades de várias áreas do conhecimento, assim como jovens inovadores mapeados.
Além deles, estarão presentes representantes da agência Box1824, responsável pela pesquisa. A mediação será de Luiz Algarra. Saiba mais sobre os participantes no nosso site.

Diálogos sobre o Sonho Brasileiro
segunda 15 e terça 16 de agosto
entrada franca [ingressos distribuídos meia hora antes de cada mesa]
Acesse a programação detalhada no site
Conheça a pesquisa Sonho Brasileiro
Participe da fanpage do projeto no Facebook
segunda 15 de agosto
10h
Império das Cores: Economia da Felicidade
com Affonso Romano de Sant’Anna, João Cavalcanti e Raísa Almeida Feitosa
14h30
Sabedoria Natural: Educação Informal
com André Gravatá, Carla Mayumi, Dagmar Garroux (Tia Dag) e Luis Fernando Guggenberger
terça 16 de agosto
10h
Fusões Criativas: Nova Economia Criativa
com Flávio Paiva, Júlio César Oliveira de Oliveira, Marcelo Noah e Reinaldo Pamponet
14h30
Poder Humano: Novo Engajamento Político
com Daniela B. Silva, Gabriel Milanez, Gilberto Dimenstein e Pablo Capilé

entrada franca
[ingressos distribuídos meia hora antes de cada mesa]

Itaú Cultural
| Avenida Paulista 149 – Paraíso [próximo à Estação Brigadeiro do Metrô] |

informações: 11 2168 1777 | youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural | atendimento@itaucultural.org.br | itaucultural.org.br

imagem: Renan Magalhães

Esta é uma mensagem automática. Não responda, por favor. Dúvidas, reclamações e sugestões devem ser enviadas para o e-mail atendimento@itaucultural.org.br ou por telefone 11 2168 1777
 

 


arte e tecnologia artes visuais
biblioteca midiateca cinema e vídeo
dança educação
enciclopédias literatura
música teatro


Resumo Fotográfico








Notícias do Resumo Fotográfico




Belo Horizonte inaugura galeria especializada em fotografia
Álbuns de fotos com arquivos do Instagram
Agência lança serviço de criação de sites para fotógrafos
Um bar para fanáticos da fotografia




Belo Horizonte inaugura galeria especializada em fotografia


Posted: 10 Aug 2011 02:50 PM PDT










Divulgação



Foi inaugurada nessa terça-feira (9), em Belo Horizonte, a primeira galeria de arte especializada em fotografia do estado de Minas Gerais, a CMAFRA. A iniciativa é do empresário Cícero Mafra, sócio da Iluminar, empresa de iluminação tradicional no estado.






O ambiente é um sofisticado espaço cultural que pretende ser referência na pesquisa e comercialização de fotografia contemporânea, priorizando trabalhos de caráter experimental e artístico.






“O objetivo da Galeria CMafra é mostrar a fotografia como arte, trazer nomes que pensem a fotografia e, ao mesmo tempo, possibilitar que os aficionados adquiram obras” - diz Cícero.



Para inaugurar a galeria, foi aberta a exposição "Fotogênese". Com curadoria do paulistano Eder Chiodetto, a mostra apresenta obras de quatro fotógrafos brasileiros: Ana Casatti, Davilym Dourado, Ricardo Hantzchel e Rogério Medeiros.






A exposição vai de 9 de agosto até 8 de outubro, e pode ser visitada de 14h às 19h, de terça a sexta e aos sábados (por agendamento). A Galeria CMAFRA fica na Rua Xingu, 487 – Alto Santa Lúcia – Belo Horizonte, MG.








Foto: Eduardo Eckenfels / Divulgação



Mais informações: http://cmafra.com






Álbuns de fotos com arquivos do Instagram


Posted: 10 Aug 2011 11:20 AM PDT








Divulgação



Os arquivos criados com o iPhone e publicados no Instagram podem agora ser impressos em um pequeno álbum de fotos através do site Printstagram, que atende usuários do mundo todo. Basta selecionar as fotos favoritas do Instagram, conectar ao site e enviar as imagens.







Para cada pedido são feitos dois álbuns. Cada um deles comporta 50 fotos de 3,5 × 2,4 polegadas, impressas frente e verso, em papel brilhante, capa dura e acabamento especial.








Por 12 dólares é possível recebê-los em qualquer lugar do mundo. O Printstagram também oferece serviços como pôsteres, fotos no estilo Polaroid, adesivos e mini livros. Acesse: printstagr.am






Fonte: Geek






Agência lança serviço de criação de sites para fotógrafos


Posted: 10 Aug 2011 07:00 AM PDT


Com o objetivo de facilitar a inclusão digital dos profissionais de fotografia, a agência digital Fh5 lançou um conjunto de ferramentas para auxiliá-los na divulgação de seus trabalhos e serviços através da internet. O Site para Fotógrafos oferece a criação de sites com painel administrativo, onde o profissional pode cadastrar as fotos por categoria, que serão atualizadas em tempo real no site. É possivel também, adicionar marca d'água caso seja desejado.




















Além da criação do site a Fh5 desenvolveu o Sistema de Provas On-Line, onde o fotógrafo cadastra os dados do cliente, do evento e adiciona as fotos capturadas. Após o cadastro o sistema envia um login e senha para o cliente que poderá fazer as escolhas das fotos online de qualquer local do mundo, bastando para isso ter acesso a internet. Após a escolha o fotógrafo recebe um e-mail com as fotos escolhidas pelo cliente podendo assim dar andamento a conclusão de seus serviços.



















Mais informações: www.siteparafotografos.com.br






Um bar para fanáticos da fotografia


Posted: 10 Aug 2011 04:00 AM PDT







Foto: Gisele Teixeira



Com mais de 25 mil fotos e 700 câmaras antigas, El Palácio, ou Museo de Camaras Antiguas, em Buenos Aires, é um convite à nostalgia, curiosidade e aprendizagem.






Muito mais que um bar temático, no local se reúne um clube que segue produzindo imagens – o Clube de Fotógrafos de Câmaras Antigas. Esses fanáticos não apenas colecionam essas jóias, mas também as mantêm em funcionamento.






O bar fica no bairro de Chacarita (esquina de Federico Lacroze e Fraga). Além de um bom café, El Palácio oferece cursos, conferencias, biblioteca e laboratório em preto e branco para uso público gratuito, além de assessoramento técnico.








O lugar é de propriedade do fotógrafo publicitário Alejandro Simik, que em 1995 ganhou de presente uma Kodak de fole dos anos 1930. A partir daí começou um “vício”, que incluiu viagens ao interior do país em busca de raridades. As mais antigas são de 1885 – de madeira, com objetivas e foles de bronze.






Em 2005, o café foi declarado de interesse cultural pela legislatura da cidade.






Abaixo, deixo um documentário sobre o Museu, dirigido por Gonzalo Gerardin e María Paula Trocchia. O filme ganhou o primeiro lugar no I Concurso de Curtas Documentales Alternativa BA (2006), patrocinado pelo governo de Buenos Aires, e foi o segundo colocado no Concurso de Curtas Alberto Fischermann (2009), promovido pelo Fundo Nacional de Artes.












You are subscribed to email updates from Resumo Fotográfico
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

Email delivery powered by Google


Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Solidão

REALMENTE, SEM COMENTÁRIOS... SÓ PODIA SER O CHICO ...

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade.
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio.
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida. .. Isto é um princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância.
Solidão é muito mais do que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma....

Francisco Buarque de Holanda

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Agosto Cultural é aberto em grande estilo

postheadericon 


Por: Julio Cesar Cruz – Portal Região dos Lagos.
Fotos: Julio Cesar Cruz.

Sob a organização do CACS – Círculo Artístico e Cultural de Saquarema, através de sua presidente; a artista plástica Telma Cavalcanti,e com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, a cidade recebe neste mês um megaevento cultural, o “Agosto Cultural 2011”, que foi aberto ontem, dia 06, com um coquetel na sede da ONG localizada no segundo piso do Lake’s Shopping, com a I Mostra de Artes Plásticas que ficará em cartaz até o dia 22.

Contando com a participação de diversos artistas de Saquarema e de toda a Região dos Lagos, também estão programadas várias outras ações.

No domingo, dia 07, será a vez da escultora, ceramista e arte educadora Evelyn Kligerman apresentar sua oficina de cerâmica de barro no espaço cultural do Bistrô Frutíssima, no bairro de Porto da Roça, entre 9:00 e 12:00 horas, sob o título “Letras do Barro”.
No dia 13 , Sábado exposição e premiação do concurso de fotografia ,Novos olhares de Saquarema,abertura da exposição as 18:00h ,premiação as 20:00h.
A exposição ficará em cartaz até o dia 26 de agosto.

No dia 20, na sede do Saquarema Futebol Clube, localizado às margens da Lagoa e bem ao lado da entrada do centro da cidade; a contadora de histórias Ilana Pogrebinschi, ilustrará sua apresentação com histórias de reinos distantes, ao som de flautas transversas, que tocarão canções tradicionais da cultura nacional.
No domingo, dia 21, a mesma Ilana, ministrará uma aula show no Teatro Municipal Mário Lago, anexo ao prédio da Prefeitura, onde serão entregues certificados de participação pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Para encerrar o “Agosto Cultural 2011”, haveráuma apresentação do músico Edgar Gordilho, que tocará diversos ritmos:- entre eles; chorinho, samba de raiz e bossa nova.

A Daumas Academia trará a dança de salão e também outros ritmos, para fechara festa com o brilhantismo merecido.

Veja a programação completa do Agosto Cultural em:
http://cacs-saquarema.blogspot.com/

Por: Julio Cesar Cruz – Portal Região dos Lagos.

Confira as fotos , link aqui.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Centro de Nova York ganha mercado feito com contêineres reaproveitados

arquitetura e design

postado por Ciclo Vivo


O Mercado Dekalb foi construído a partir do reaproveitamento de uma coleção de 40 contêineres recuperados e reúne em um ambiente comunitário, 22 empresas locais |Imagem: © magnus d
 
O Mercado Dekalb é uma novo ponto turísitco de Nova York, Estados Unidos. Localizado no Shopping Downtown Brooklyn, o espaço foi construído a partir do reaproveitamento de uma coleção de 40 contêineres recuperados. O mercado reúne em um ambiente comunitário, 22 empresas locais, como cafés, uma coleção restaurantes, viveiro, mercado de alimentos, eventos, espaço para apresentações e vendas, além de uma estação de rádio de internet.
O Dekalb une  esforços para atender os quatro critérios no planejamento e operação contínua do mercado:
Empreendedorismo - fornecer uma oportunidade econômica para empresários independentes e pessoas criativas em quatro grandes categorias: makers, artistas, agricultores, chefs.
Qualidade - cuidado com a qualidade, originalidade e valor das ofertas para proporcionar uma experiência interessante para a comunidade.
Comunidade - através da justaposição de uso, criar um local onde a comunidade se reúna e um mercado - não apenas para produtos - mas também para bens intangíveis de cultura, educação, sentidos e ideias.
Sustentabilidade - para considerar conscientemente o design e divulgar os vários sistemas e recursos utilizados pelo mercado, produto do fornecedor e visitantes, tais como água, resíduos, energia, capital, conhecimento e saúde, para reduzir tanto a dependência, quanto o impacto sobre lugares distantes.
O mercado modular inaugurado em 23 de julho ficará aberto todos os dias da semana. É facilmente visitado por meio do transporte público e tem estacionamentos nas vizinhanças. O mercado também está próximo das principais atrações de Nova York como o “BAM”, a  ponte “Brooklyn Bridge” e o museu “New York Transit Museum”.
A redefinição do local e das unidades de armazenamento é um projeto desenvolvido pela Urban Space com a Young Woo & Associates.  A empresa Urban Space defende as construções em contêineres há 30 anos e está por trás de espaços públicos de sucesso e mercados temporários, incluindo o Camden Lock, no norte de Londres, e o Mercado de férias Union Square, em Manhattan.
Os criadores esperam que o mercado una a comunidade na arte, varejo e design, e exerça uma função “verde” no meio do centro do Brooklyn.
"Este é o primeiro de seu tipo nos EUA", disse Jessica Tolliver do Urban Space. "Nós realmente nos concentramos em entrar em áreas que não estão sendo usadas ​​em seu potencial e colocamos alguma coisa lá para a comunidade apreciar."
O Mercado Dekalb vai aproveitar uma parecela não utilizada do terreno adjacente ao Centro Fulton. Os empreendedores querem apoiar pequenas empresas locais e estão animados para introduzir um mercado único para o bairro.
 
Redação CicloVivo