domingo, 14 de agosto de 2011

Neila Tavares Geléia Geral


A SANFONA BRASILEIRA

Postado por Neila Tavares
"Senhor" e sua coleção de sanfonas. É o maior colecionador conhecido no país.Foto da página http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/01O4/Senhor_Mostra_Sua_Colecao_De_Sanfonas

A sanfona é um dos instrumentos mais apreciados da música autenticamente brasileira. E a foto acima, deste colecionador, vem aqui ilustrar a grande pluralidade performática deste único instrumento, de norte a sul do país.

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Muito associada a Luiz Gonzaga, o gênio pernambucano , a sanfona é muitas vezes confundida com o ritmos nodestinos. Mas terá igualmente um papel fundamental no Centro-Oeste e no Sul.

No Nordeste, a sanfona chegou no sec.20, com a expansão da malha ferroviária, levada pelos ingleses. Chegou junto com o nascimento do forró. É que uma sanfona sozinha faz um baile inteiro.

Dino Rocha, o Rei do Chamamé. Mato Grosso do Sul


O acordeão ( acordeón, no francês) não nasceu na França., mas na China, com o nome de Cheng, há 5000 anos, caiu no gosto da Alemanha, onde se desenvolveu, chegou ao Brasil com os alemães e italianos, disseminou-se primeiro em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, antes de se interiorizar . Aqui, o acordeão recebeu o nome de sanfona, no Nodeste; de gaita, gaita de foles, gaita-ponta, concertina, realejo... no Sul. Em 2006, o acordeão de oito baixos passou a ser um símbolo oficial do Rio Grande do Sul.


"A verdadeira sanfona brasileira é aquela de oito baixos e  tamanho um pouco menor"
(Oswaldinho do Acordeon).
.
Sanfoneiros gauchos

Considerado um instrumento extremamente versátil, servia igualmente ao fado, à polca , à valsa, à música folclórica, ao xote, ao xaxado, ao baião, à milonga , ao vanerão, caiu com a chegada da bossa-nova, retornou no final dos 1900s, chegou com músicos brasileiros aos grandes palcos do jazz.

Hermeto Pascoal, pioneiro na introdução da sanfona no jazz

Exigindo um grande conhecimento do músico, a execução da sanfona, ainda hoje, no interior do país é passada de pai para filho.
Menina sanfoneira de seis anos de idade. Toca na Orquestra Sanfônica de Mossoró

Veja neste link a beleza da Orquestra Sanfônica de Aracaju, formada em 1999, cujos componentes vão de 6 a 80 anos de idade: http://www.youtube.com/watch?v=P4IeBXm56jw&feature=related

Outros dois grandes sanfoneiros brasileiros de projeção internacional

Dominguinhos, considerado pelos especialistas um dos maiores instrumentistas do mundo


E... Sivuca. Neste vídeo, em Forró do Dominguinhos:

assista o vídeo e confira o blog link aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário