A Flip e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) reúnem na próxima segunda-feira críticos de três gerações para um debate sobre a obra do poeta Carlos Drummond de Andrade, autor homenageado da festa em 2012. O encontro é parte do Dia D, série de comemorações em homenagem ao dia do nascimento de Drummond, 31 de outubro, coordenadas pelo Instituto Moreira Salles.
Com o tema Arquivo e Memória em Drummond, a mesa será realizada às 17h de segunda, 31 de outubro, no auditório da FCRB , com a participação dos críticos Marlene de Castro Correia, Júlio Castañon Guimarães e Luciano Rosa. A mediação será do jornalista Miguel Conde, curador da Flip 2012.
Professora emérita da UFRJ, onde formou várias gerações de críticos e pesquisadores, Marlene de Castro Correia é autora do clássico "Drummond, a magia lúcida" (Zahar). Uma seleção de seus ensaios sobre literatura brasileira está reunida no volume "Poesia de dois Andrades" (Azougue). Além de textos publicados no Brasil e no exterior, é responsável pelos verbetes sobre Mário de Andrade, Macunaíma e Drummond do "Diccionário Enciclopédico de las Letras de America Latina".
Júlio Castañon Guimarães é pesquisador da FCRB, organizador da prosa inédita de Manuel Bandeira, co-organizador do volume "Poesia traduzida" (Cosac Naify), de Drummond, e organizador da edição crítica de parte da poesia de Drummond; organizador, com Vera Lins, de dois volumes com o trabalho de imprensa de Gonzaga Duque (UFMG e Contracapa). Outros livros recentes são "Por que ler Manuel Bandeira" (Globo) e "Entre reescritas e esboços" (Topbooks).
Luciano Rosa é doutorando em Letras pela UFRJ. Pesquisador da literatura brasileira do século 20, é autor de artigos e ensaios sobre o tema, publicados no país e no exterior. Organizou e prefaciou, entre outros, os Melhores contos de Aurélio Buarque de Holanda e o volume Anos 40 da coleção Roteiro da Poesia Brasileira, da Global Editora.
O Dia D é uma iniciativa do Instituto Moreira Salles coordenada pelo poeta Eucanaã Ferraz e pelo jornalista Flávio Moura, co-curador da homenagem a Drummond na Flip 2012. O evento vai mobilizar críticos, escritores e artistas em encontros organizados por diversas instituições em Brasília, Belo Horizonte, Itabira, Lisboa, Paraty, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário