domingo, 4 de setembro de 2011

Programação do Curta Cabo Frio

O Festival

O Curta Cabo Frio - Festival de Audiovisual da Costa do Sol é um encontro de exibição, debate e discussão da produção do audiovisual nacional. O festival preza pela busca de novas linguagens, propostas e formas.
Mediante a exibição de filmes em diferentes bitolas e formatos, o festival é caracterizado pela acessibilidade dos diferentes públicos, graças a iniciativas como exibições públicas, oficinas, palestras, mostras em escolas, bairros e universidades, além de reunir diversas gerações de profissionais e entusiastas atuantes no mercado nacional de audiovisual.
Através do Curta Cabo Frio, a comunidade da Costa do Sol poderá entrar em contato com a extensa produção cinematográfica nacional. Esse contato poderá gerar discussões conceituais, tecnológicas e políticas, já que as principais sessões do festival são seguidas de debates. Além disso, o público poderá entrar em contato com obras de difícil acesso; filmes essenciais para a história do cinema brasileiro e o melhor da mais recente produção audiovisual nacional.
Antenado com as mudanças da tecnologia, o Curta Cabo Frio foi um dos primeiros festivais nacionais a abrir espaço para os filmes realizados em câmeras de celular e câmera fotográfica, permitindo que jovens realizadores experimentem as linguagens cinematográficas e não fiquem restritos apenas ao público da grande rede.
A iniciativa de realizar este projeto se justifica principalmente em dar continuidade a um trabalho que começa a gerar frutos na Costa do Sol. A produção audiovisual, o acesso gratuito, através da exibição de centenas de curtas, medias e longas metragens; democratização e descentralização do acesso a cultura; formação de público para cinema; abertura de espaço para filmes de jovens realizadores; produções que dificilmente encontram locais de exibição; realização de debates e palestras, além das oficinas para captação e preparação da mão de obra regional.
O Curta Cabo Frio é um projeto voltado para o social e educacional. O evento ocorre em várias cidades da região, sempre com acesso gratuito. A intenção é difundir a produção audiovisual na Costa do Sol.
“Quero parabenizar a todos que organizam o Curta Cabo Frio. O festival é brilhante e oferece tudo o que se faz em todos os lugares do Brasil. Fico muito feliz com essa homenagem, me faz continuar a pensar em fazer cinema.”  Nelson Pereira dos Santos - Cineasta


Nenhum comentário:

Postar um comentário