quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fotógrafa Valérie Belin cria exposição “O ser e o aparecer” para Casa França-Brasil

Créditos: Agência Rio de Notícias

Da Redação

A fotógrafa e artista plástica francesa, Valérie Belin, inaugura no sábado (3), às 16h, a exposição "O ser e o aparecer", concebida especialmente para a Casa França-Brasil. O seu mais recente trabalho, a série "Black-eyed Susan", será apresentada em seis videowalls gigantes. A exposição tem entrada franca e fica em cartaz até novembro próximo.
A exposição mostra o olhar preciso da câmera, que confronta o espectador com uma crueza original e básica. Imagens que provocam uma espécie de trânsito livre entre o real e a representação do real.  Dessas e de outras tonalidades é feita a consagrada obra de Valérie Belin, fotógrafa e artista plástica francesa. Trabalhos de outras séries, como Palletes, Ballroom Dancers, Dresses e Vintage Cars, também estão representadas.
A monumentalidade é uma das marcas da qual a artista se vale para estender o efeito expressivo de suas obras - que tem no primoroso aproveitamento da luz uma de suas chaves. A renúncia ao gesto e a ausência de efeitos ou mesmo de expressão física, aliados à forma e ao tamanho com que as obras são apresentadas, conferem a elas uma força particular - um certo “rompimento”, potencializado pelo rigor estético, que empresta um caráter único ao resultado do processo criativo de Valérie Belin.
A nova série dessa produção, intitulada Black-eyed Susan (2010), retrata o contraponto entre mulheres de beleza idealizada, estilizadas com códigos visuais dos anos 50, e buquês de flores de inspiração barroca. As fotografias, trabalhadas multidimensionalmente, ocuparão seis videowalls montadas com doze telas de LCD cada uma, dispostas no espaço principal da Casa França-Brasil. Com o suporte da tecnologia digital, as fotos apresentarão efeitos alternados de luz e transparência que criarão contrastes e relevos inesperados.
Nas salas adjacentes, o público poderá conferir boa parte do percurso de Valérie Belin, realizado predominantemente em preto e branco - como a célebre série Fisiculturistas 1 (1999), uma foto em tamanho gigante da série Ballroom dancers (2008) e uma intrigante série de 1996, sem título, que retrata vestidos de época acondicionados em caixas.  Algumas fotos da série Vintage Cars (2008), em cores, estarão integradas a esta seção da mostra.  A série Pallettes, de 2005, completa a mostra: são fotos de carcaças de computadores, monitores, copiadoras e outros equipamentos eletrônicos que esgotaram sua vida útil.
A francesa Valérie Belin nasceu em 1964 em Boulogne-Billancourt,na França. Estudou fotografia na École National dês Belles Arts em Bourges, realizou pesquisas sobre arte minimalista e conquistou um Diplôme d'Études Approfondies (DEA) em Filosofia da Arte na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Desenvolveu sua própria prática artística e estilo a partir do início da década de 1990. Hoje vive e trabalha em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário