segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vulcão Puyehue - Cordón Caulle - Chile



Nos últimos dias, o tempo fechado prejudicou a visão da erupção do vulcão Puyehue, que há uma semana lança rochas, cinzas e gases no Chile. No entanto, quando o tempo limpa, é possível avistá-lo.

A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão, que viaja conforme a direção dos ventos, prejudicou voos de aeroportos na Argentina, Uruguai e Paraguai. No Brasil, a nuvem causou cancelamentos principalmente no aeroporto de Porto Alegre. No sábado (11), a nuvem andava em direção ao Oceano Atlântico e, neste domingo (12), chegou a prejudicar voos na Austrália.

O Puyehue tem 2.440 metros de altura e fica na Patagônia chilena, em meio à Cordilheira dos Andes. As duas cidades mais populosas próximas ao vulcão são Osorno, no Chile, e Bariloche, na Argentina. Desde a última erupção, em 1960, o Puyehue não dava sinais de perigo. No último sábado (4), o vulcão despertou e transformou as paisagens próximas ao local.

No dia da erupção, Bariloche foi uma das cidades mais atingidas. Desde então, as cinzas haviam parado de chegar à cidade argentina. Porém, no sábado (11), a nuvem voltou com força à região, deixando a cidade coberta por cinzas. Os poucos moradores que se arriscavam a sair de casa se protegiam do jeito que podiam. “Eu tenho que trabalhar”, justifica um homem usando óculos escuros. As cinzas invadiram a cidade e quase não permitem que as pessoas fiquem nas ruas.

O cenário é ainda mais desolador em Villa La Angostura, uma das mais charmosas da região. Mesmo localizada na Argentina, a cidade está a apenas 37 quilômetros do vulcão. Além das cinzas, La Angostura foi soterrada por uma espécie de areia grossa. Há uma semana, moradores e comerciantes tentam desobstruir ruas e limpar telhados. Segundo um vendedor local, os turistas foram embora.

Como a temporada de inverno começa em pouco tempo, a pista de esqui deveria abrir no dia 1º de julho. Até lá, o dono de um restaurante da cidade garante que todos os funcionários irão trabalhar duro e esperar que as cinzas vão embora para dar lugar à neve.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/vulcao-puyehue-transforma-paisagem-de-cidades-na-argentina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário