segunda-feira, 6 de junho de 2011

Arte

Dasartes Portal de Artes Visuais

Artista faz vernissage em Facebook

O artista plástico carioca Guga Liuzzi, de 27 anos, sempre procurou desenvolver seus trabalhos em mídias diferentes, e dessa vez, ele inovou fazendo uma vernissage em pleno Facebook . Guga convidou os mais de cinco mil amigos para o evento virtual, intitulado Flood, que começou na terça-feira, às 21h, no mural do artista. A ideia era postar uma obra por minuto, durante a primeira uma hora e meia de exposição. A mostra fica "em cartaz" até o dia primeiro de junho.
A inauguração foi um sucesso e durante as primeiras horas da noite da abertura, o perfil de Guga se tornou o ponto de encontro de amigos e admiradores - ele deixou seu mural aberto para quem quiser ver -, com uma série de comentários a respeito das obras, como se o público estivesse, de fato, circulando em frente ao quadros e desenhos.
- Senti que o Facebook tinha potencial para fazer alguma coisa. Para ser sincero, primeiro quis fazer uns álbuns de fotos zoando o Facebook, com imagens minhas em supostos lugares do mundo e tal...aí pensei em fazer uma exposição fake. Mas depois me dei conta: não, vou fazer uma exposição séria, mesmo - lembra Guga.
Flood, segundo o a artista, é o termo usado por hackers quando alguém invade o computador de outra pessoa e a bombardeia de mensagens - prática comum para provocar panes em sites de empresas ou fóruns.
- Eu não tinha nenhuma intenção de derrubar ninguém com isso, mas quis dar o nome porque é algo que acontece e tem a ver - explica.
Para tudo dar certo, Guga teve que se precaver em alguns sentidos, calculando certos riscos que a ação corria:
- Li bem as políticas do Facebook, caso alguém quisesse justamente lotar o meu mural de mensagens enquanto a exposição ocorria, para destruir a ideia e tal - conta ele, que a partir da 25a obra teve a conexão travada por conta do número de comentários e precisou postar o restante das obras do computador da namorada.
Enquando dava a entrevista, Guga abriu sua caixa de e-mail e se assustou:
- Caramba! Tenho mais de 400 novos e-mails. Um verdadeiro flood que fizeram comigo - brinca.

Facebook: Veja a exposição virtual do artista plástico Guga Liuzzi
26_mhb_guga

Nenhum comentário:

Postar um comentário