sábado, 28 de maio de 2011

Uma reflexão analítica sobre a pichação



A pichação é um movimento de contracultura que data da década de 80 e é reconhecido como uma forma mais agressiva e controversa do grafite. Pichação significa “traço” ou “mancha” e sua essência e inspirada em cartas de caligrafia gótica e em bandas de heavy metal.
Com linguagem codificada e complexa, esta forma de cultura possui suas próprias regras e especificidades. A manifestação é completamente ilegal.
São Paulo – maior cidade do hemisfério sul – possui grande quantidade de pichadores e grafiteiros. Em um passeio rápido pelas ruas da capital paulista é possível visualizar prédios e paredes tomados por este tipo de forma de expressão. Os pichadores são comumente conhecidos como predadores urbanos e normalmente saem pra pichar em grupo; estes sobem muros, pulam telhados sempre buscando adrenalina e uma parede em branco. O perigo é uma das essências dessa arte acrobática.
Além de uma forma de arte, a pichação é considerada um ato político e representa a forma de expressar as insatisfações e a rebeldia com a sociedade e com o governo.  Utilizada como plataforma para mostrar as desilusões diante de um mundo marginalizado e com as poucas oportunidades para as camadas mais populares. Seus artistas vêem a rua como único local que oferece espaço para as pessoas de alguma forma desfavorecidas.
O documentário realizado por João Winer e Roberto Oliveira acompanha um grupo de 50 pichadores que atacaram a 28 Bienal em São Paulo em 2008. O ataque oi justificado como sendo uma forma de protestar contra o elitismo da arte.  No entanto muitos o consideraram um ato de vandalismo e gerou polêmica em todo o país. Grande parte da sociedade encara a pichação como uma forma de agressão aos padrões sociais contemporâneos.
Percebe-se que este movimento é praticado por uma geração que se sente abandonada pelo poder público e reflete um mal estar que não pode mais ser ignorado, visto que a ilegalidade instiga os praticantes desta expressão artística tão controversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário