sábado, 28 de maio de 2011

Fotografia

Araquém Alcântara


Exposição fotográfica do Planeta, na Virada Sustentável
Fotos surpreendentes da Amazônia - de autoria de Araquém Alcântara e que ilustrarão a edição especial da National Geographic Brasil sobre o bioma -, serão expostas na estação Vila Madelena do metrô, como parte da programação da Virada Sustentável, que será realizada no começo de junho, em São Paulo
- A A +

Marina Franco - Edição: Mônica Nunes
Planeta Sustentável - 19/05/2011
Share75

O Planeta Sustentável estará presente durante a Virada Sustentável, que será realizada em São Paulo nos dias 4 e 5 de junho, com a exposição O Futuro da Amazônia, que exibe fotos de Araquém Alcântara, publicadas na edição especial sobre o bioma que a revista National Geographic Brasil, da Editora Abril, lançará ainda este mês. A seleção revela imagens surpreendentes que retratam povos originais da floresta - como os índios zo´es, que vivem na reserva Frente Etnoambiental de Cuminapanema, no Pará -, a criança que se diverte à beira do Rio Negro, afluente do rio Amazonas, ou a menina de etnia tucana que volta para a sua aldeia depois do trabalho em uma roça de mandioca.

A biodiversidade local também estará exposta. Há fotos de peixes tucunarés, do rio Jufari, e o boto-cor-de-rosa, animal mítico e ameaçado de extinção por sua carne servir de isca para pesca de bagre. Também serão expostas fotos panorâmicas da floresta, de pesquisadores em meio às árvores, de palafitas da periferia de Manaus - que mostram a urbanização desordenada da região - e outra que mostra o uso dos rios como meio de subsistência em remotas regiões da Amazônia.

As imagens ficarão expostas na estação Vila Madalena do metrô, durante seu horário de funcionamento, não só nos dois dias do evento, mas até 30/06.

A exposição organizada pelo Planeta Sustentável faz parte das mais de 300 atrações gratuitas do evento que têm como objetivo disseminar informação sobre temas relacionados a sustentabilidade como direitos humanos, mobilidade urbana, meio ambiente e saúde, entre outros.

A Virada Sustentável conta com o apoio das Secretarias municipais e estaduais do Meio Ambiente, que abrirão os parques da cidade em horário estendido, e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que faz um levantamento da necessidade de sinalização e inclusão de deficientes para os dias de evento.

As atividades começam no sábado às 8h com práticas de yoga e meditação em diversos parques. “A ideia é pulverizar a programação para que as atividades cheguem àqueles que não estão na região central da cidade e também para evitar grandes locomoções”, afirma o jornalista e organizador do evento André Palhano. Bairros periféricos como Capão Redondo e Belém abrigarão atividades. A expectativa é a de que 2 milhões de pessoas participem da iniciativa.

Também serão realizadas apresentações de música, dança e teatro; oficinas de jardinagem e toy art; instalações; mostra de cinema; narração de história para crianças; passeios e jogos. Algumas atrações começarão um pouco antes do dia 4 de junho, como:
- a apresentação do Homem Refluxo*, feita pelo artista Peri Pane e outros seis performistas. Eles caminharão pela cidade a partir do dia 30 de maio vestindo uma capa, chamada de ParangoLixoLuxo, que armazena lixo (inorgânico) produzido durante uma semana. Eles chamarão a atenção da população e conversarão com paulistanos sobre o descarte de lixo em centros urbanos. No final de semana da Virada, Peri e os outros Homens Refluxos estarão no Parque Ibirapuera e da Água Branca para apresentar o resultado da interação com o público;
- o Jogo da Cidadania, que começará a capacitar, nesta semana, universitários cadastrados em uma rede social* para questões de diferentes áreas do empreendedorismo social. Coordenado pela Rede Sinapse e pela Fundação Getúlio Vargas, o jogo lançará desafios para os estudantes. As dez melhores propostas de cada tema serão chamadas para desenvolver, presencialmente durante a Virada, seus projetos.

Outras atividades começarão junto com a Virada Sustentável e, depois, terão continuidade. É o caso da exposição Somos Terra, que estimulará, de forma lúdica e sensorial, o sentimento de ligação do homem com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário