sábado, 9 de abril de 2011

Literatura e Arte

Novo livro Biratan Porto traz caricaturas e originalidade do humor com letras

Impossível não perceber imediatamente de quem é a caricatura  ao lado, nas mãos de Biratan Porto ilustrando a capa de seu mais novo livro. Agora preste mais atenção e veja que o autor da obra caricaturou o poeta português, utilizando apenas alguns traços e a inicial do nome dele. 

Pois é. Biratan reuniu esta e outras dezenas de caricaturas de personalidades e celebridades, brasileiras e internacionais, com as iniciais de seus nomes, e as publicou no livro “Caricaturas de Letra”, que ele lança na próxima quinta-feira, 14, no Espaço Cultural da Fox Vídeo (R. Dr. Moraes), a partir das 18h.

São 80 caricaturas de celebridades do cinema, dos esportes, das ciências, das letras, da música. A ideia é muito boa e, somada ao talento de Biratan, obtém resultados dignos dos melhores e mais sinceros elogios.

Ziraldo, um dos monstros sagrados do humorismo brasileiro, convidado a apresentar o livro, expressa sua admiração comparando nosso cartunista com gênios como Nássara  e Cássio Loredano. 

“Mestre de todos nós, o great Ziraldo, gentilmente, fez uma ótima análise do meu trabalho. Quando o conheci, ambos ainda tínhamos bastante cabelos na cuca. Foi lá por 1987, no salão de humor de Terezina. De lá pra cá, a gente sempre se encontra em eventos de humor por esse Brasil afora, quando não, reencontro-o na Feira Panamazônica do livro, aqui em Belém, para a qual ele é sempre convidado”, exalta Biratan.

Da célebre cena de "O pecado mora ao lado"
Apesar de só desenvolver este trabalho a partir dos anos 2000, o fascínio do cartunista pela temática vem desde os tempos em que ele admirava o humor de letras ou logogramas feito por Millôr Fernandes e por Ziraldo, na revista O Cruzeiro, no Pasquim e em outras publicações.

“Lembro-me de uma do Millôr bem bacana. Ele desenhou a palavra ESCADA, mostrando as letras como se fosse uma”, diz Biratan. “Muitas vertentes existem nessa área do humor, mas desenvolvi um novo caminho”.

E com esta nova fórmula, originalíssima, fez a a primeira caricatura, de Carlos Drummond de Andrade, em 2002, e logo chamou atenção e ao inscrevê-la em um salão de humor em Caratinga, Minas Gerais, acabou levando uma Menção Honrosa. 

“De lá pra cá já produzi quase duzentas caricaturas de letras. Daí surgiu a idéia e publicar um livro”, conta. “Infelizmente, nessa turma de celebridades não tem paraenses. Mas prometo incluí-los no próximo livro”, avisa.

O curioso é que o humor parece não estar exatamente nas geniais caricaturas, mas em nós seus leitores. Não vejo, por exemplo, a hora de paginar o livro para tentar descobrir de quem se trata a caricatura antes de ver sua identificação.

Isso porque, bem o disse Ziraldo, nem sempre é fácil. “Quem não tem olho muito bom para artifícios gráficos, pode custar um pouco a descobrir onde está a cara e a expressão do personagem escolhido. Outros vão sacar logo que o Biratan pegou a cara e a ânima da turma toda do livro”. 

Caricatura do poeta virou tatuagem
Tá no blog – Biratan Porto é premiado nacional e internacionalmente. E cada um desses prêmios está relacionado em seu blog, o Biratan Cartoon, inaugurado há alguns anos e que não se deve deixar de visitar. 

De comunicação 90% visual, o humor está espalhado em tudo, desde o contador de visita que ele chama de Marcha dos Pinguins (muito bom!) até os comentários de outros ilustres cartunistas de Belém e Brasil afora.

À exemplo, logo que Bira colocou no ar a caricatura de Fernando Pessoa, ela saiu por aí encantando muita gente, inclusive uma fã de Goiânia, que a transformou na tatuagem cuja foto você vê aí. 

Para esta postagem, o cartunista J. Bosco, que também tem um blog, comenta: “Grande idéia essa menina teve. Bira, se a moda pega, você ficará marcado na pele de muita gente”.

É também em seu blog que Biratan reúne várias de suas obras e apresenta seu trabalho, feito de uma diversidade incrível.  Basta dizer que ele trabalha com humor gráfico a 30 anos e que já publicou os livros “Pacto no Tucupi” (charges, 1981), “Suingue, Suor e Lábias” (humor erótico,1988), “Biratan verde de Raiva” (humor ecológico, 1991), “Soltando as Hienas” (cartuns canalhas,1993), “Sexo, Sexy, Seculorum” (cartuns eróticos,1999), “Cadê o Verde que estava aqui?” (livro infantil, 2004) e “O Verde no Vermelho” (cartuns ecológicos, 2004).

Em 2002 conquistou o primeiro lugar no International Cartoon Festival of Knokke-Heist, na Bélgica, um dos mais importantes e tradicionais salão de humor da Europa. E seus trabalhos são publicados nos EUA, Itália, França, Bélgica e Holanda. 

Em 2006, o livro “Cadê o Verde que estava aqui”, lançado dois anos antes, virou um curta metragem realizado pela Central de Produção, com patrocínio do Banco da Amazônia, através da Lei Rouanet, e da Amazônia Celular, através da Lei Semear, já rodou festivais . E só lembrando, para televisão, Biratan já criou cinco das vinhetas (Plimplim) de animação que a Rede Globo exibe nos intervalos de seus programas.

Do cartaz do Salão Internacional de Humor da Amazônia
Cartunismo verde - Tem mais. Além de participar, Biratan também organiza um evento de humor, O Salão Internacional de Humor da Amazônia, este ano ainda em fase de captação para a sua 4ª edição. 

No ano passado, o salão trouxe para cá alguns dos mais importantes cartunistas da cena gráfica brasileira, como Edgar Vasques (RS), José Alberto Lovetro, o Jal (SP) , além de realizar oficinas, palestras e até inovar, aceitando trabalhos de animação

De repercussão internacional e com a temática do meio ambiente, atrai participações de cartunistas de várias partes do mundo todo preocupados em se expressar em prol da causa ecológica. O cartun ecológico, aliás, se tornou uma das especialidades do cartunista que criou um outro blog só para publicar seus cartuns ecológicos, o Green Cartoon

Trabalhado como freelancer na área do humor e artes gráficas, Biratan ainda encontra tempo para praticar uma outra paixão, a música e diz que nas horas vagas é bandolinista. É só ir na Casa do Gilson, aos finais de semana, para conferir.

Serviço
“Caricaturas de Letra” – caricatures in Characters, do cartunista Biratan Porto, com apresentação do Ziraldo Alves Pinto. Lançamento no dia 14 de abril, a partir das 18h, na Fox Video da Dr. Moraes, em Belém do Pará. Apoio: Fox Vídeo, Sol Informática e a Imóvel&Cia, que abraçaram o projeto e tornaram possível sua publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário