sábado, 9 de abril de 2011

Fotografia

Noticias
08/04/11 | com. (0) | 208 visitas
Talita Virgínia
RPCFB se reúne com Vítor Ortiz, Secretário Executivo do MINC
Por ocasião do FestFotoPoA, a diretoria e alguns membros das Câmaras Setoriais da Rede se reuniram hoje em Porto Alegre com o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Sr. Vitor Ortiz, para tratar da interlocução da Fotografia com o MinC após a posse dos novos integrantes do Ministério.

Presentes na reunião:
Iatã Cannabrava (Paraty em Foco), Carlos Carvalho (FestFoto PoA), Milton Guran (FotoRio), Clicio Barroso (Fototech), Tiago Santana (IFOTO), Miguel Chikaoka (FotoAtiva), Eugênio Sávio (Foto em Pauta) e João Kulcsár (Senac).

Foto: Eugênio Sávio

Assuntos discutidos:
  • Verba e definição dos editais específicos para a Fotografia;
  • Mecanismos de viabilização dos grandes, médios e pequenos eventos de fotografia no Brasil;
  • Planejamento e estratégias de interlocução da fotografia com o Minc a médio prazo (4 anos);
  • Reuniões próximas a serem agendadas com a diretoria da Funarte e com a Sra. Ministra da Cultura;
  • Construção do monumento à primeira fotografia feita ao sul do Equador.

A respeito do Monumento à primeira fotografia feita ao Sul do Equador:
A idéia é construir um monumento ao daguerreótipo feito pelo Abade Louis Compte diante do Imperador, em janeiro de 1840, na atual Praça XV. Essa é a primeira imagem técnica realizada ao Sul do Equador e a primeira na história da fotografia, até onde sabemos, de uma cena externa com pessoas e animais nítidos. Essa foto, naturalmente, não figura em nenhum compêndio de história da fotografia publicado em língua estrangeira.
Na proposta, o monumento foi assim apresentado à Prefeitura:
"Em janeiro de 1840, seis meses depois do anúncio oficial da invenção da fotografia em Paris, o abade francês Louis Compte produziu um daguerreótipo do Paço Imperial, em cerimônia pública diante do Imperador. A proposta é construir um monumento a esse fato histórico, bem ali onde ele aconteceu, na Praça XV, com a reprodução digital em dupla face da imagem desse daguerreótipo prensada entre dois vidros, com uma placa de bronze contando a história. O monumento marcará, definitivamente, o pioneirismo da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil na produção fotográfica do continente. Para a sua inauguração, pretendemos convidar os diretores de todos os festivais de fotografia da América Latina e de outros países, com ênfase nos do hemisfério sul."

Resultados:
Todas as propostas foram discutidas e acordadas, a próxima reunião foi no ato agendada com o diretor do núcleo de Artes Visuais da FUNARTE, Sr. Francisco de Assis Chaves Bastos (Xico Chaves), com o presidente da Funarte Sr. Antonio Grassi e o Secretário Vitor Ortiz. As outras reuniões foram programadas e foi delineada a construção dos mecanismos de acesso ao diálogo continuado entre representantes da Fotografia e MinC.
O sentimento geral foi de que a reunião foi um sucesso.

Semana que vem, a Rede articula outro importante passo no diálogo com o poder público: dias 12 e 13 de abril, terça e quarta, acontece o EBEFI - Encontro Brasileiro da Economia da Foto e Imagem. Representantes do MINC e da Funarte estarão presentes, destaque para as duas primeiras palestras do encontro:
10h OS NUMEROS DA FOTOGRAFIA: MERCADO, WEB E CULTURA
10h25 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FOTOGRAFIA
Representante do MinC, Claudia Leitão, da Funarte, Xico Chaves, o Deputado Federal Carlos Zarattini, e Iatã Cannabrava, da RPCFB, Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil


Para se inscrever no evento, visite o site ou ligue 0800-723-2327.
créditos, link aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário