Rodas de Leitura
Um Mergulho na Alice De Lewis Carroll é a leitura imperdível de janeiro no projeto Rodas de Leitura.
A Roda de Leitura do dia 10 de janeiro, segunda-feira, na Biblioteca Nacional, traz o escritor e crítico literário José Castello e a psicanalista e educadora Maria Hena Lemgruber para realizarem uma incursão em Alice no país das Maravilhas, de Lewis Caroll, obra prima da literatura universal. Inicialmente dirigida ao público infantil, mas na realidade mais lida e estudada por adultos que encontram neste fantástico texto um sem-número de referências à psicanálise e à filosofia, entre tantas matérias, a história de Caroll está e estará sempre à procura de decifrações e novas leituras para seu simbolismo arrebatador. O horário é às 18h, em evento gratuito, com patrocínio da Oi e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, apoio do Oi Futuro, aprovado pela Lei do ICMS com realização da Estação das Letras e da Biblioteca Nacional.
"- Parece-me mais do que necessário aproveitarmos o verão para um mergulho neste mundo interior que o texto de Caroll nos apresenta, com leveza e humor, guiados por estes leitores fantásticos que são José Castello e Maria Hena Lemgruber" é o que nos diz Suzana Vargas, curadora do projeto e responsável pela seleção de leituras.
José Castello é escritor e crítico literário, cronista de O Globo e autor de Vinicius de Moraes: O poeta da paixão (Companhia das Letras,1993), Inventário das sombras (Record,1999), A literatura na poltrona (Record,2007), Ribamar (Bertrand, 2010), entre outros.
Maria Hena Lemgruber é psicanalista e educadora. Foi coordenadora pedagógica da Escola Senador Corrêa e da Escola Israelita Eliezer Steinbarg, e curadora da 1ª Mostra de Cinema e Educação. Autora do Projeto Reflexões Compartilhadas.
O projeto Rodas de Leitura, pioneiro neste gênero de atividades, reestreou em dezembro na Biblioteca Nacional, após interrupção de 05 anos. Durante 13 anos ocupou o CCBB, levando a deliciosos encontros com o público, autores e personalidades como Chico Buarque e Caetano Veloso. Nesse período, novos autores, escritores consagrados, professores, críticos e especialistas ligados a universidades participaram do projeto sem que ele perdesse sua característica principal: ser uma reunião onde o propósito é a leitura, tratada, nesse caso, de modo muito informal.
“Não se trata de uma entrevista, palestra ou aula, mas de uma conversa orientada, uma chave de entendimento para conteúdos. Nessa conversa, o livro é apresentado ao público como protagonista insubstituível de compreensão da realidade e como um companheiro capaz de nos auxiliar na tarefa de vencer os tantos desafios que encontramos em nossa vida pessoal e profissional.” - diz Suzana Vargas,.
“Nesta retomada em tempos de cultura virtual, os objetivos das Rodas de Leitura permanecem inalterados, pois o projeto reconhece na atividade leitora uma total independência em relação ao seu suporte, ou seja: virtual ou não, ler será sempre um modo de compreensão da vida e de nós mesmos, de aquisição de conhecimento, informação e autocrítica.” – completa a idealizadora.
Sobre Suzana Vargas (curadora)É poeta, autora de literatura infanto-juvenil, ensaísta e professora de literatura. Foi também pesquisadora da Biblioteca Nacional e co-editora da Revista Poesia Sempre. Em 1996, fundou a Estação das Letras, espaço que se destina à realização de cursos e oficinas na área de Literatura e à produção de eventos de leitura, seminários e palestras. Idealizou e coordenou as Rodas de Leitura e os Encontros Latino-americanos de Literatura no Centro Cultural Banco do Brasil e no Circuito Cultural Banco do Brasil. É curadora de diversos eventos nacionais e internacionais. Entre eles estão a Primavera dos Livros, a Arena Jovem, os Encontros de Profissionais do Ensino e o Espaço da Leitura FNDE/MEC nas Bienais do Livro do Rio de Janeiro e de São Paulo. Trabalha na curadoria do projeto Leitura em Ação, no Centro Cultural da Ação da Cidadania. Possui 16 livros publicados, entre poesia, literatura infantil e ensaio. Acaba de lançar a 6a edição de Leitura : uma aprendizagem de prazer (Ed. José Olympio).
PROGRAMAÇÃO
Rodas de Leitura - 10/01/2011 – segunda-feira - Um Mergulho na Alice de Lewis Caroll por José Castello e Maria Hena Lemgruber
Local: Fundação Biblioteca Nacional – Auditório Machado de Assis
Endereço: Rua México, s/nº – entrada pelo jardim
Horário: 18h
Grátis – senhas distribuídas 1 hora antes
Série Leituras Imperdíveis – programação:
14/02/2011 – Shakespeare bem humorado: as comédias por Bárbara Heliodora
Informações / Imprensa:Angela Tostes 21 2537-7912 / 9769-5056 angela-tostes@uol.com.br
Bety Serpa 21 2539-8786 / 9558-8958 elisabeth.serpa@terra.com.br
créditos: acesse,click aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário