azul, preto e branco
Exposição compila o olhar do fotógrafo Klaus Mitteldorf sobre São Paulo
por Estela Cotes - 23 de janeiro de 2011Sombras no Anhangabau
O paulista Klaus Mitteldorf nutre um sentimento claustrofóbico sobre São Paulo. Em 2008, essa sensação virou projeto: ele fotografou e pediu para as pessoas fotografarem as cenas de um ônibus lotado. O primeiro fotógrafo especializado em surf no Brasil, famoso por seu trabalho em moda e publicidade, propõe agora um olhar diferente sobre a cidade natal.LEIA MAIS: Artes em 2011: novos nomes e mais exposições são as apostas do curador e crítico Cauê Alves
Para comemorar os 457 anos de São Paulo, Klaus abre na terça (25) a exposição “São Paulo Blues”, no MIS. A mostra traz uma seleção do livro homônimo (Editora Terra Virgem), que ele lança no mesmo dia. As 39 fotos são resultado de 10 anos percorrendo vários pontos da metrópole, da Cracolândia à Ponte Estaiada, do Centro “velho” à executiva Faria Lima.
As imagens foram modificadas por um tratamento azul ou negativo. A falta de cores mantem presente aquele sentimento rígido, de uma São Paulo não calorosa, um pouco sombria até. Klaus apresenta um novo olhar sobre o movimento da cidade. Destaca as sombras do Anhangabaú, distorce os prédios da Faria Lima, acentua os recortes da arquitetura paulistana e da textura à paisagem cinza do metrô.
“São Paulo Blues”
MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Tel.: (11) 2117-4777
De terça a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h
De 25 de janeiro à 20 de março
Entrada Franca
Gostou? Siga o Colherada no Twitter!
Nenhum comentário:
Postar um comentário