quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bardallos abre 2ª 'Santa Ceia'

Bardallos abre 2ª 'Santa Ceia'


O Bardallos Comida e Arte repete a dose e realiza, pelo segundo ano consecutivo, a exposição coletiva "A Grande Ceia", onde 12 artistas plásticos recriam livremente a cena imortalizada no século 15 por Leonardo Da Vinci com o trabalho "A Última Ceia". A mostra abre para visitação nesta quinta-feira e segue até o próximo dia 28 de abril, com obras dos potiguares Assis Marinho, Carlos Sérgio Borges, Graça Santos, Marcos Melo, Paixão, Allan, Lavoisier, Rosa, Roberto Medeiros, Thiago Vicente e Newton Avelino, e do paulista San Beni.
ReproduçãoEntre as obras expostas, trabalhos de Assis Marinho, Carlos Sérgio Borges e Newton Avelino (foto)Entre as obras expostas, trabalhos de Assis Marinho, Carlos Sérgio Borges e Newton Avelino (foto)

Os quadros, de tamanhos variados, estão todos à venda e a temática que une os trabalhos foi desdobrada com técnicas diversas como óleo sobre tela, guache e cera. "A escolha dos artistas que participam da exposição foi definida de acordo com a relação pessoal que temos com cada um", informou Lula Belmont, produtor cultural e proprietário do Bardallos. Lula frisou que a exposição não deixa de ser uma homenagem aos mais de cinco séculos do nascimento de Leonardo Da Vinci, e que a intenção da exposição coletiva é "apresentar ao público visões diferenciadas para uma cena extremamente conhecida."

Legítimo representante do espírito renascentista, o italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519) era um artista habilidoso e acumulava as atividades de arquiteto, engenheiro, escultor e pintor. "A Última Ceia", afresco localizado no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie em Milão, Itália, reproduz o último encontro de Jesus com seus apóstolos. Desde que foi criada, seu complexo simbolismo fascina até hoje estudiosos que identificaram na obra associações secretas com a astronomia e a astrologia, entre outras teorias ainda não comprovadas oficialmente.

Um dos grandes intelectuais de seu tempo, Da Vinci também era inventor e idealizou máquinas que serviram de inspiração para o desenvolvimento dos modernos helicópteros e submarinos.

Serviço

Exposição coletiva "A Grande Ceia", em cartaz no Bardallos Comida e Arte de hoje até 28 de abril. Horário de visita: de terça a sexta-feira das 16h às 0h, e aos sábados das 11h até 0h. O Bardallos fica na rua Gonçalves Lêdo, 678 - Cidade Alta. Informações através do telefone 9409-4440.

Nenhum comentário:

Postar um comentário