Surgimento do Carnaval
A história do Carnaval começa há mais de 4 mil anos antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito.
Eram principalmente eventos relacionadas a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam. Há também indícios que o Carnaval tem origem em festas pagãs e rituais de orgia, porém ainda não se sabe a data precisa do seu surgimento. Em Roma, as raízes deste acontecimento estão ligadas a danças em homenagem ao Deus Pã e Baco. Nossa gente, tem pinturas maravilhosas dessa época romana!
Aleksandr Petrovich Myasoedov - Carnaval em Roma, 1839 |
Em meados dos anos 600 a 520 a.C. na Grécia, esses povos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja.
Pintura que esboça a comemoração grega |
Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C.
Na Idade Média, predominavam nos festejos de Carnaval os jogos e disfarces. Em Roma havia corridas de cavalos, desfiles de carros alegóricos e divertimentos inocentes como a briga de confetes pelas ruas. Eram realizados luxuosos bailes de máscara. As mais famosas eram confeccionadas em Veneza e Florença, muito utilizadas pelas damas da nobreza no século XVIII como símbolo máximo da sedução.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas. Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular.
Na Europa um dos principais rituais de Carnaval foi o Entrudo. O povo comemorava comendo e bebendo para compensar o jejum. Mas, aos poucos, o ritual foi se tornando bruto e grosseiro e o máximo de sua violência e falta de respeito aconteceu em Portugal, nos séculos XVII e XVIII. Homens e mulheres atiravam água suja e ovos das janelas dos velhos sobrados e balcões.Achei umas imagens bem bacanas da época, olhem só:
Gravura simboliza o caus em que foi se transformando o entrudo |
Como veio para o Brasil?!
Entrudo no Brasil |
Bom, agora que todos nós já sabemos as origens do Carnaval, vamos conhecer como essa festa veio desembarcar nesta terra tropical!
O carnaval brasileiro se origina no entrudo português e aqui chegou em 1641. Recebeu também muitas influências das mascaradas italianas e somente no século XX é que recebeu elementos africanos, considerados fundamentais para seu desenvolvimento. A festa era comemorada tanto por nobres, quanto por escravos.
Carnaval de Salvador. Precisa falar mais alguma coisa? |
A partir daí, pouco a pouco, foram sendo incorporados vários dos elementos que citei para vocês da história do carnaval, como as máscaras italianas, os carros alegóricos e o surgimento de figuras únicas do carnaval, inspiradas em personagens europeus.
Na falta de um gênero próprio de música carnavalesca, inicialmente as brincadeiras eram acompanhadas pela Polca. Depois o ritmo passou a ser ditado pelas quadrilhas, valsas, tangos, charleston e maxixe, sempre em versão instrumental. Somente em 1880 as versões cantadas invadiram os bailes. A primeira música feita exclusivamente para o carnaval foi uma marchinha, "Ó abre alas", composta para o cordão Rosa de Ouro pela maestrina Chiquinha Gonzaga em 1899. Desde então este gênero, que rapidamente caiu no gosto popular, passou a animar os carnavais cariocas. Elas sobreviveram por um longo tempo, mas foram substituídas pelo samba, que na década de 60 passou a ocupar definitivamente o lugar das velhas marchinhas populares de carnaval nas rádios, nas gravadoras de discos e na recente televisão.
Hoje em dia, ouso dizer que o Brasil tem o carnaval mais animado e exuberante do mundo. Temos hoje os desfiles das escolas de samba, sendo as mais famosas de São Paulo e Rio de Janeiro, o famoso carnaval de Salvador, com os trios elétricos, as pipocas e tudo mais. Ainda há os famosos bonecos de recife e o aclamado carnaval do interior de Minas.
Desfile das escolas de samba |
Carnaval mundo afora...
Parisienses jogam no carnaval de rua. Adoram carros alegóricos, carnaval de rua e as brincadeiras |
O carnaval de Veneza ainda apresenta o luxo e a elegância das máscaras |
O Mardi Gras (terça-feira gorda, em francês) é o mais famoso carnaval dos EUA, em Nova Orleans. Há desfiles de barcos no Rio Mississipe, disputas de fantasias e bailes de máscaras |
Foliões da Bélgica seguem a tradição e se vestem de Gilles, os "bobos da corte" da Idade Média |
Cidade de Colônia, famosa por ter o carnaval mais animado da Alemanha |
Em Nice, na França, uma tradição mantida é a queima do Rei do Carnaval em meio a um show de fogos de artifício na madrugada da quarta-feira de cinzas. |
Créditos : Dear bookCuriosidades!!
Nossa galera, quanta coisa nova, hein?! Vamos agora conhecer alguns fatos bem peculiares e diferentes?! Sim, eu sei que vocês gostam -rsrs. Bora lá...
Nossa galera, quanta coisa nova, hein?! Vamos agora conhecer alguns fatos bem peculiares e diferentes?! Sim, eu sei que vocês gostam -rsrs. Bora lá...
- Os carros alegóricos chegam ao Brasil em 1786, por ocasião do casamento de Dom João com Carlota Joaquina;
- No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV;
- O baile de máscaras foi introduzido pelo papa Paulo II, no século XV, mas ganhou força e tradição no século seguinte, por causa do sucesso da Commedia dell'Arte (uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália);
- Datam do século XVIII três grandes personagens do Carnaval. A Colombina, o Pierrô e o Arlequim tem origem na Comédia Italiana, companhia de atores que se instalou na França pra difundir a Commedia dell'Arte;
- O primeiro baile de máscaras do Brasil foi realizado pelo Hotel Itália, no Largo do Rocio, RJ;
- A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário