terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Cultura Popular Brasileira - Carnaval

Luiz Gonzaga na Unidos da Tijuca!

A alma da sanfona - comissão de frente
Gosto das Escolas de Samba, sobretudo quando o enredo envolve alguma personalidade popular. E quando é algum artista da nossa música pra mim está perfeito. Este ano é comemorado o centenário de Luiz Gonzaga, nosso artista pernambucano número um! Gonzaga que cantou o amor, sua terra, detalhes de sua vida, de sua caminhada, é tema da Escola de Samba Unidos da Tijuca.

Os trapalhões, Chacrinha e Silvio Santos foram algumas das personalidades que já desfilaram por Escolas em anos anteriores. Da música, temos nomes como Dorival Caymmi, Noel Rosa, Pixinguinha, Herivelton Martins e Cartola até Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa. Ano passado, a Beija-flor mandou seu torcedor mais ilustre: o rei Roberto Carlos. E esse ano temos Gonzaga na Tijuca.

O carnavalesco Paulo Barros mais uma vez arrasou ao apresentar não apenas a vida de Gonzagão, mas toda a cultura nordestina que foi inspiração para esse mestre da nossa música como o Rio São Francisco, o coração do Sertão, o barro de Vitalino, festa do vaqueiro, a religião e tantas outras coisas que emocionam a quem conviveu e ainda presencia essa região cantada em seus eternos versos. Vários reis vieram para participar da coroação. Inté Asa Branca bateu asas pro sertão para coroar seu cantor mais ilustre! Eis a letra do samba-enredo:

Boa Sorte Tijuca e Viva Luiz Gonzaga, o Rei do Baião
(Vadinho, Josemar Manfredine, Jorge Callado e Silas Augusto)

Nessa viagem arretada
“Lua” clareia a inspiração
Vejo a realeza encantada
Com as belezas do Sertão!

“Chuva, sol” meu olhar
Brilhou em terra distante
Ai que visão deslumbrante, se avexe não!
Muié rendá é rendeira
E no tempero da feira
O barro, o mestre, a criação!

Mandacaru a flor do cangaço
Tem “xote menina” nesse arrasta pé
Oh! Meu Padim, santo abençoado
É promessa eu pago, me guia na fé

Em cada estação, a “triste partida”
Eu vi no caminho vida severina
À margem do Chico espantei o mal
Bordando o folclore raiz cultural

Simbora que a noite já vem, “saudades do meu São João”
“Respeita Véio Januário, seus oito baixo tinhoso que só”
“Numa serenata” feliz vou cantar
No meu pé de serra festejo ao luar
Tijuca a luz do arauto anuncia
Na carruagem da folia, hoje tem coroação!

A minha emoção vai te convidar
Canta Tijuca vem comemorar
“Inté asa branca” encontra o pavão
Pra coroar o “Rei do Sertão”

Um forte abraço a todos! 
Créditos :

Nenhum comentário:

Postar um comentário