terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Agenda DASartes

agenda


Evento 


Título:
(Des) equilibrios e (im) perfeições
Quando:
10.11.2011 - 18.01.2012
Onde:
Galeria Coleção de Arte - Rio de Janeiro
Categoria:
Exposições Nacionais

Descrição


Coletiva na Galeria Coleção de Arte: (Des) equilibrios e (im) perfeições
deeeee
A mostra, com a curadoria de Marcus de Lontra Costa, apresenta trabalhos dos jovens artistas Alvaro Seixas (RJ), Clara Benfatti (SP), Guilherme Dable (RS), Hugo Houayek (RJ), Luciana Paiva (DF), Túlio Pinto (RS) e Virgílio Neto (DF) que, atualmente, se destacam em editais, prêmios, salões, residências artísticas e produção acadêmica.
O encontro destes artistas torna possível uma experimentação das referências que cercam a historiografia da arte utilizando diversos suportes e linguagens. Segundo o curador, Marcus Lontra, os artistas dialogam com a história modernista, sem temer o confronto com nossa tradição recente e incorporando novos sentidos e significados estéticos. São desenhos, pinturas, esculturas que reelaboram o método construtivo a eles acrescentando algumas pitadas de ironia e humor.
Tulio Pinto, em residência na FAAP, produz esculturas que dialogam com a vocação experimental do objeto brasileiro a partir de suas heranças construtivas; Guilherme Dable reflete, nos seus desenhos e pinturas, essa mesma filosofia artística na construção de vastos espaços bidimenssionais determinados pela linha e pela cor. Alvaro Seixas cria pequenas séries de “objetos pictóricos” nos quais a vagueza e a imprecisão estabelecem um curioso contraponto com a sua objetividade conceitual; Hugo Houayek amplia, dentro da proposta pop, o conceito de pintura liberando a cor de seus limites bidimensionais; Luciana Paiva, que integrou a primeira seleção PIPA 2011, cria pequenas situações, cenário de sutilezas e descobertas a partir da poética da intimidade; Virgilio Neto, selecionado pelo Rumos 2011 e IBEU Novíssimos 2011, tangencia a ilustração para a elaboração de um universo onírico onde o encantamento e a crueldade estabelecem sensíveis sintonias com a realidade; Clara Benfanti cria com seus desenhos uma série de registros, pequenos sinais arquitetônicos, alterando dimensões e sentidos sugerindo associações regidas pela inteligência e pela sensibilidade.
SERVIÇO
(Des) equílibrios e (im) perfeições
Curadoria Marcus de Lontra Costa
Alvaro Seixas, Clara Benfatti, Guilherme Dable, Hugo Houayek, Luciana Paiva, Túlio Pinto e Virgílio Neto
Segunda a sábado | 10h às 18h
Galeria Coleção de Arte
Praia do Flamengo, 278 – Térreo – Flamengo
Te.: (21) 2551-0641
www.colecaodearte.com.br

Local


Local:
Galeria Coleção de Arte   -   Website
Rua:
Praia do Flamengo – 278, Térreo
Cidade:
Rio de Janeiro
Estado:
RJ
País:
País: br

Nenhum comentário:

Postar um comentário