quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Agência de Notícias - caderno A

Brasileira representa o país na bienal de arte na Itália

Da Redação

No ano da Itália no Brasil, a IX Bienal de Arte Internacional de Roma, que acontece até 30 de janeiro, recebe uma representante brasileira. A fotógrafa Ane Hinds irá expor “Carnevale Azzurro” (em português Carnaval Azul), resultado de um trabalho de oito anos de cobertura de carnavais. A exposição acontecerá na Sale Del Bramante, na Piazza Del Popolo, em Roma, espaço com mais de quinhentos anos e uma história que conta com exposições de Dalí, Chagal e Picasso.
O curador da Fotografia Brasileira Sergio Valle Duarte, indicou artistas com obras individuais relevantes na fotografia brasileira contemporânea, considerando-se que a bienal tem tema livre. Como nas edições anteriores, estarão reunidos escultores, fotógrafos, pintores e aquarelistas. “Fiquei surpresa com o contato e ao mesmo tempo orgulhosa por ter sido descoberta por alguém que conhece tanto de fotografia”, comenta Ane.
Para a bienal, Ane conseguiu patrocínio do Ministério da Cultura. Ela explica que a foto escolhida é a busca de uma nova possibilidade, um olhar diferenciado dentro de um ambiente óbvio. “Pinceladas de abstrato numa realidade tão evidente fazem com que meu trabalho transfigure as formas tão bem definidas, em algo que o espectador cria dentro do seu imaginário”, explica.
Após a exposição no evento, Ane pretende reunir material para deixar em galerias de arte tanto no país quanto no exterior. “Ser selecionada para um evento de arte como essa bienal, em uma cidade que transpira arte, serviu como combustível para meu crescimento profissional. Esse momento motivou a expor o meu trabalho e, principalmente o meu olhar, para as outras pessoas”, conta ela.
Arte de fotografar
Ane Hinds é gaúcha de Porto Alegre e apesar da saudade dos Pampas não teve dificuldade em se adaptar desde que chegou ao Rio de Janeiro, em 1999. Atualmente trabalha com agências de publicidade e comunicação, revistas e realiza trabalhos autorais. Em 2011, entrou em uma nova área profissional produzindo vídeos experimentais com a sua câmera. Em suas viagens pelo mundo, seu principal divertimento é sair pelas ruas buscando a identidade da cidade através da fotografia, aumentando ainda mais seu banco de imagens.

PB
créditos , Agência de Notícias - Caderno A link aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário