sábado, 26 de novembro de 2011

F Fábrica de chocolates é o maior edifício comercial de bambu do mundo

 
Postado em 24/11/2011 às 10h54
A Big Tree Farm é o maior edifício comercial feito de bambu em todo o mundo, com 23,5 mil metros quadrados | IFoto: Inhabitat
 
Ben Ripple e Frederick Schilling, donos da empresa de alimentos artesanais Big Tree Farms, se preparam para inaugurar uma nova fábrica de chocolates orgânicos em Bali. O grande diferencial da construção é o fato de ser feita inteiramente de bambu.
As obras contam com mais de 30 funcionários e deve ser o maior edifício comercial feito de bambu em todo o mundo, com 23,5 mil metros quadrados. A estética da fábrica manteve os padrões balineses, porém alguns cuidados específicos foram tomados, como o uso de um selador especial no revestimento, para que o local pudesse processar alimentos com segurança.
A ilha de Bali, na Indonésia, é considerada uma vitrine repleta de possibilidades arquitetônicas desenvolvidas a partir do bambu. O material é abundante na natureza, o que o torna muito mais sustentável que estruturas de aço. Até mesmo o telhado da fábrica é sustentável, feito de palha.
A Green School, fundada em Bali pelo designer de jóias John Hardy, serviu de inspiração ao arquiteto Pete Celovsky, quando o projeto da fábrica de chocolates foi idealizado. A escola também foi inteiramente construída com bambu e os alunos que lá estudam recebem aulas sobre esta técnica de construção sustentável, para que possam agir como multiplicadores. (confira aqui)
Além da estrutura ambientalmente correta Ripple destaca que a fábrica exercerá função social ao apoiar os produtores locais, utilizar a agricultura biológica e também implantar práticas de comércio justo. O dono da fábrica de chocolates já vem fazendo isso desde 2000, quando a Big Tree Farms teve início.
Os chocolates comercializados pela dupla norte-americana são feitos de cacau orgânico e, em 2008, eles passaram a concentrar forçar também na produção do açúcar de coco, um adoçante sustentável. Para dar conta de toda a demanda, a Big Tree Farms trabalha com nove mil fornecedores de cacau em toda a Indonésia. Com informações do New York Times.
Redação CicloVivo
Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário