quinta-feira, 28 de julho de 2011

19º Festival Internacional de animação do Brasil

Diversão tripla!

créditos ,Blog Anima Mundi

postado por Lívia  

Para as crianças que estão de férias e os pais que precisam tirá-las de casa, a dica hoje é ir até o Memorial 3 para ter diversão em dose tripla! Ao meio-dia, começa a sessão Panorama 6 – Infantil TV. O Anima Mundi traz uma coletânea de episódios de séries de televisão infantil vindos de várias partes do mundo, inclusive do Brasil. A ideia é mostrar o que está sendo produzido lá fora e dar às crianças diversão em tela de cinema! A mostra conta com episódios nacionais, do Reino Unido, da República Tcheca, de Taiwan e da Colômbia. A galerinha do Tromba Trem está na sessão, não perca!

Logo depois rola a sessão Futuro Animador 1. O painel Futuro Animador reúne os filmes produzidos por crianças e adolescentes que estão começando agora a descobrir a magia da animação. Alguns são iniciativas próprias e muitos são frutos de trabalho em equipe desenvolvido em sala de aula. Vale a pena conferir o trabalho desses animadores em potencial. Quem sabe os pequenos não se apaixonam pela coisa? E se os pais quiserem tentar depois em casa brincar de animar com seus filhos, a dica é baixar o MUAN e se divertir aprendendo e ensinando!

E para fechar com chave de ouro, às 15h começa a mostra especial Comkids – Prix Jeneusse, que reúne curtas incríveis, escolhidos a dedo pelo Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes. A programação é não só divertida como também de qualidade. Destaque para o incrível Juan Pablo Zaramella, com o filme Viaje a Marte, eleito melhor curta-metragem pelo Júri Popular em 2005. Essa é uma sessão que criança (e adulto) nenhum pode perder. Confira aqui mais sobre o Midiativa.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Fernando Trueba apresenta Chico & Rita

No sábado dia 23 de julho tivemos a honra da presença do renomado diretor de cinema espanhol Fernando Trueba em nosso festival no Rio de Janeiro! Ele veio especialmente para apresentar e comentar uma sessão especial do Anima Mundi 2011 no cinema Odeon, com o longa convidado Chico & Rita. O filme estreia hoje no Anima Mundi São Paulo, às 22h na Livraria Cultura 2.

Fernando Trueba é autor de filmes memoráveis, como Belle Époque (que aqui ganhou o nome de Sedução), ganhador do Oscar de filme estrangeiro em 1993. Já fez até um filme no Brasil, Milagre no Candeal, documentário em que promoveu o encontro do músico cubano Bebo Valdez com o brasileiro Carlinhos Brown.

Chico & Rita é primeiro trabalho em que Trueba experimenta a linguagem e as técnicas da animação. Ele contou que uma de suas principais razões para fazer isto foi sua admiração pelo seu amigo e co-diretor Javier Mariscal, renomado artista gráfico catalão de mil e um talentos, que ainda não realizara seu sonho de fazer um filme animado. O filme conta ainda com um terceiro diretor, Tonio Errando, irmão de Mariscal que assumiu a supervisão da animação, feita em estudios espalhados pelo planeta. A sessão transcorreu com absoluto deleite da plateia, com as belas e sensuais imagens embaladas por música da melhor qualidade.

Marcos Magalhães, um dos diretores do festival, subiu ao palco depois do filme para entrevistar Fernando Trueba. Perguntou-lhe quais teriam sido em sua opinião as vantagens e as desvantagens da animação em relação à filmagem ao vivo. Trueba mencionou em primeiro lugar o longo tempo que leva a produção de animação - "somos uma pessoa quando iniciamos o filme e outra quando terminamos". Porém, ele adorou o resultado e pretende iniciar outra animação.

Para poder dirigir os animadores, ele teve que lançar mão da sua experiência com o ao vivo, filmando quase toda a história com atores, em Cuba, inclusive com as marcações de ângulos de câmera. Estas cenas, no entanto, não foram reproduzidas na animação com o uso de rotoscopia: serviram apenas como referência para os animadores redesenharem e animarem tudo. Também pesou nesta decisão o fato de que o trabalho de animação seria distribuído por todo o planeta: o filme teve cenas animadas em estúdios na Espanha, Hungria, Filipinas, Letônia e até no Brasil (pela Lightstar, empresa sediada em Santos, SP). Assim todos teriam uma forte referência de movimentos adicionadas à precisa direção de arte de Mariscal.

Fernando definiu o filme como um musical. O roteiro foi feito costurando as canções (alguns clássicos da música cubana e do Bebop americano) de modo a que letras e ritmos ajudassem a contar e conduzir a história. Como o nosso outro convidado, Shinichiro Watanabe, Trueba também é um aficcionado por música, especialmente o jazz, e para ele foi um prazer imenso regravar para o filme, com intérpretes escolhidos a dedo, estas canções consagradas.

Esperamos mesmo que Fernando Trueba prossiga em sua carreira com mais animações. Chico & Rita já se tornou um classico! A magia do filme foi comentada de boca em boca pelo público carioca e agora é a vez de São Paulo aproveitar o esse belo filme. Não percam!

Chico & Rita

Para assistir: Quarta, 27, às 22h na Livraria Cultura 2
Quinta, 28, às 21h no Espaço Unibanco 1
Sexta, 29, às 15h30 no espaço Unibanco 2
Sábado, 30, às 18h no Espaço Unibanco 3
Domingo, 31, às 21h na Livraria Cultura 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário