sexta-feira, 6 de maio de 2011

Neila Tavares Geléia Geral

KRAJCBERG - INTERVENÇÕES

.


Museu Ecológico Krajcberg - Curitiba, Paraná, Brasil

"A natureza deu-me a força, devolveu-me o prazer de sentir, de pensar, de trabalhar, de sobreviver. Quando estou na natureza, eu penso a verdade, eu falo a verdade, eu me exijo verdadeiro”- Frans Krajcberg.


Aniversário

Krajcberg acaba de completar 90 anos. 90 anos, em plena atividade ativos.

Escultor, pintor, gravador, fotógrafo e ambientalista, sua obra é um canto de amor à natureza.

Frans Krajcberg nasceu em 1921, na Polônia, na cidade de Kozienice, e foi oficial do exército polonês durante a II Guerra Mundial, quando perdeu toda a família. Em 1948 chegou ao Brasil, e em 1957 naturalizou-se brasileiro, ano em que foi premiado como o melhor pintor nacional na Bienal de São Paulo. É hoje um dos artistas plásticos mais importantes do país.

Os primeiros trabalhos ligados à natureza surgiram entre os anos de 1958 e 1964 - com as primeiras experiências artísticas a partir de árvores mortas - troncos calcinados e raízes, cipós, entrelaçados de salgueiros, caules de palmeiras, pigmentos naturais. Krajcberg vive, desde 1972, no litoral sul da Bahia, em Nova Viçosa. Sobre o artista e sua obra, há um documentário de Walter Salles, "Kajcberg, o Poeta dos Vestígios – da década de 90.

Algumas intervenções de Krajcberg












“O conjunto de seu trabalho tem a imantação histórica de um homem indignado com todo tipo de brutalidade. Ele rompe com este jogo de cartas marcadas inaugurando um espaço novo de percepção da realidade” - José Antônio Saja
Veja mais:

Krajcberg_storm1.mov
créditos ,link aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário