domingo, 15 de maio de 2011

Memória Urbana


Foram as raízes das figueiras que quase deram fim às marcas históricas do Jardim da Luz, da cidade de São Paulo. Impetuosas, elas destruíram alamedas, mataram parte da vegetação original e abalaram as estruturas de esculturas e monumentos centenários do parque mais antigo da capital. Criado em 1800, a partir de um horto botânico, ele foi aberto à população 38 anos mais tarde. A princípio, a vegetação diversificada era o único atrativo do local, mas, em 1860, a chegada da linha férrea trouxe consigo a prosperidade. Todos os que chegavam de trem a São Paulo desembarcavam no Jardim da Luz, que, em pouco tempo, se tornou o maior ponto de encontro e lazer da sociedade paulistana.

Com o passar dos anos, o parque ganhou diversos atrativos, como o primeiro arranha-céu da cidade – uma torre de 20 metros de altura –, o caminho das águas, formado por lago, fontes e chafarizes, a casa de chá, que ficou conhecida na época como Ponto Chic, e um coreto. A elite paulistana se reunia para assistir a apresentações musicais no pequeno palco, que também costumava sediar bailes de carnaval. Ali também, em 1870, um banquete para 500 pessoas serviu para celebrar a volta dos soldados brasileiros da Guerra do Paraguai.

Esse cenário, contudo, começou a mudar no início do século 20, quando a cidade ganhou novas alternativas de lazer. Aos poucos, o Jardim da Luz foi decaindo e se tornou ponto de encontro de grupos marginalizados. “O abandono era visível, as árvores estavam invadindo tudo e as construções e esculturas estavam ruindo”, diz Ricardo Ohtake, engenheiro e urbanista que deu início à restauração do Jardim da Luz no ano 2000, quando era secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo.

Todo o processo de restauração durou pouco mais de um ano, mas a grande quantidade de fotos, documentos e descobertas estimularam Ohtake e seu então chefe de gabinete, o historiador Carlos Dias, a escrever o recém-lançado Jardim da Luz: Um museu a céu aberto, que ressalta a importância de preservar patrimônios históricos. “Esse parque não é apenas um aglomerado de árvores. Dentro dele, temos importantes referências paisagísticas, arquitetônicas e culturais. Ele preserva a nossa identidade”, diz Carlos Dias.

Os parques e praças situados em meio a grandes metrópoles são os mais afetados pela passagem do tempo. Poucos são os locais que ainda preservam os símbolos da época em que foram construídos. “Por exemplo, hoje, no Recife, já não encontramos mais exemplares de coretos do século 19 nos parques e praças. Existiram muitos, mas todos foram demolidos”, diz Aline Figueirôa, urbanista e autora do livro Jardins do Recife: Uma história do paisagismo no Brasil (1872-1937).

Por isso, locais que preservam suas características originais são cada vez mais importantes para perpetuar a história do país. Na própria capital pernambucana, a praça Sérgio Loreto é um importante exemplo disso. Em 1926, transformaram um velho aterro, construído para conter os constantes alagamentos no bairro de São José, em uma praça arborizada e repleta de atrativos. Entre eles o coreto, que ainda hoje faz parte do roteiro cultural da cidade e é mantido pelo maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada.

ão Cristovão, no Rio de Janeiro. Inaugurado em 1906, o lugar, que era ermo e perigoso, soube reciclar seus ares e preserva ainda hoje parte de sua estrutura e características datadas do início do século 20, época em que era frequentado por viajantes e tropeiros. Lá, o turista e o morador da metrópole têm acesso a grandes festas e eventos, assim como pode conhecer o maior coreto da cidade. Vera Dias, gerente de monumentos e chafarizes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro, conclui: “Quando preservamos nosso patrimônio histórico, estamos deixando uma bela herança para as futuras gerações”. ©
Por Nádia Mariano, link aqui.
 
Revista da Cultura em Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário