sábado, 28 de maio de 2011

Exposição traz para o Brasil desenhos de cartunista da "New Yorker"

Conhecido por fazer grandes capas para a New Yorker e pelas críticas ao cotidiano da sociedade americana com traços feitos somente com uma linha, o cartunista e artista gráfico Saul Steinberg ganha exposição com 144 de seus desenhos em exposição no Rio de Janeiro. 
Foto 9 de 10 - Cerca de 43 desenhos foram restaurados para a exposição "Saul Steinberg: as aventuras da linha". Na imagem, obra "Máquina", de 1951. Saul Steinberg/ The Saul Steinberg Foundation
As obras de Steinberg vieram a primeira vez para o Brasil em 1952, quando o cartunista ainda estava vivo, em uma exposição individual no MAM, em São Paulo. Em 2011, a exposição passa primeiro pelo Rio de Janeiro, antes de chegar a capital paulistana em 2 de setembro.
Para a mostra, 44 obras do artista foram restauradas e tem como objetivo mostrar a fase em que Steinberg começou a ser reconhecido internacionalmente.
Em entrevista ao Instituto Moreira Sales, o cartunista Ziraldo conta que se inspirou muito no trabalho de Steinberg e que dentre outras qualidades, o cartunista consegue "fazer literatura com a linha". Veja vídeo com a entrevista aqui.
Os trabalhos do artista também estão reunidos no livro que leva o mesmo nome da exposição e que vai ser lançado junto com a exposição.

"SAUL STEINBERG: AVENTURAS DA LINHA"
Abertura para o público:
Domingo (29 de maio), das 13h às 20h
Onde: Instituto Moreira Sales do Rio de Janeiro (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Tel.: 0/xx/21 3284-7400)
Quando: Em cartaz de 29 de maio a 21 de agosto. De terça a sexta-feira das 13h às 20h
Entrada gratuita
Vréditos, link aqui.

Veja mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário