quarta-feira, 25 de maio de 2011

Encontro Setorial de Artes Visuais

Ministra da Cultura e presidente da Funarte se reúnem com artistas visuais e discutem políticas para o setor

Relacionado a: Artes Visuais, Funarte
Publicado em 23 de maio de 2011 Imprimir Aumentar fonte
Ministra da Cultura e presidente da Funarte se reúnem com setor de artes visuais – Foto: Sebastião Castellano
Ministra da Cultura e presidente da Funarte se reúnem com setor de artes visuais – Foto: Sebastião Castellano
Com a proposta de fortalecer o diálogo e atender às demandas do setor, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Funarte, Antonio Grassi, participaram na sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, do primeiro Encontro Setorial das Artes Visuais neste ano. Durante o encontro, no auditório Gilberto Freyre, do Palácio Gustavo Capanema, a ministra lembrou que, apesar das restrições orçamentárias, o Ministério está trabalhando intensamente e que é possível buscar soluções criativas para atender à diversidade do país.
O presidente da Funarte ressaltou que, com as novas tecnologias e linguagens, o conceito das artes visuais se amplia cada vez mais. E, por isso, atender a todos os segmentos e manifestações artísticas é um dos principais desafios a serem enfrentados.
O diretor de Relações Internacionais do ministério, Marcelo Dantas, e o diretor de Artes Visuais da Funarte, Xico Chaves, também participaram do encontro, que contou com a presença de vários artistas visuais e representantes do Colegiado Setorial. Entre os presentes estavam os críticos de arte e curadores, Fernando Cocchiarale e Marcio Doctors, a artista plástica Cristina Salgado, o artista multimídia Ricardo Basbaum e os fotógrafos Milton Guran, Milton Montenegro e Iatã Cannabrava.
O diretor de Artes Visuais da Funarte, Xico Chaves, falou sobre os projetos em andamento e pediu à ministra para que sejam discutidas formas de agilizar e facilitar os procedimentos burocráticos que, muitas vezes, “engessam” a execução de programas. Xico Chaves informou também que solicitou ao MinC que a fotografia seja inserida no ProCultura.
Uma das representantes do Colegiado Setorial de Artes Visuais, Rosa Melo, destacou a importância de regionalizar as consultas públicas e pediu que o Ministério, além de manter o diálogo, coloque em prática as propostas e metas do plano setorial. Os artistas visuais reivindicaram também que o MinC, por meio de parcerias, dê maior visibilidade às artes nos projetos relacionados à Copa do Mundo e à Olimpíada.
A ministra Ana de Hollanda enfatizou que o ministério trabalha na implantação das políticas públicas e que, atualmente, estão sendo discutidas as metas para os próximos dez anos do Plano Nacional de Cultura. Em relação aos eventos esportivos que o Brasil irá sediar, a ministra esclareceu que foram criadas câmaras setoriais e que a Cultura coordena e participa ativamente das discussões e do trabalho que está sendo desenvolvido.
Ana de Hollanda recebeu, durante o encontro, o apoio do Comitê de Defesa da Humanidade, entidade de direitos humanos. Marília Guimarães, representante do Comitê, anunciou o lançamento de um manifesto em favor da ministra. “Quando você começa a ocupar um cargo, tem muito a rever, analisar. Precisamos dar um tempo para a ministra trabalhar”, defendeu Marília Guimarães.
Os Encontros Setoriais fazem parte da agenda do MinC e da Funarte e percorrerão todas as regiões do país. O setor musical foi o primeiro a se reunir este ano, no dia 29 de março. Em breve, serão realizados também Encontros com representantes do teatro, da dança e do circo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário