terça-feira, 17 de maio de 2011

Cultura RJ

Estrelas em prol da infância
Artistas como Maria Gadu, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Djavan fazem show no Theatro Municipal, em benefício das crianças
Djavan é uma das atrações
Djavan é uma das atrações  (Crédito: Divulgação)
O palco é o mais tradicional da América Latina. Na mesma noite, passam por ele Maria Gadu, Olodum, Caetano Veloso, Djavan, Sandy, Marcelo Bratke, Milton Nascimento, Sandra de Sá, Seu Jorge e Maria Bethânia, em apresentações-solo ou dobradinhas. Dois dos mais importantes bailarinos brasileiros de todos os tempos - Ana Botafogo e Thiago Soares – completam o espetáculo, com um pas de deux inédito. Em raras ocasiões tantas estrelas do universo popular estiveram juntas em cena. Mas é exatamente isso o que irá acontecer no Theatro Municipal nesta terça (17/5), durante o espetáculo Infância Livre de Exploração e Abuso Sexual.

Iniciativa da Childhood Brasil, instituição brasileira que faz parte de uma organização internacional (World Childhood Foundation) fundada pela Rainha Silvia da Suécia para proteger a infância, o espetáculo quer chamar a atenção da sociedade para a ideia de que a responsabilidade pelo bem-estar das crianças é de toda a população. A própria rainha confirmou presença na plateia, que foi aberta ao público em geral. Os ingressos, porém, já estão esgotados.

Repertório

Quando Maria Gadu e Olodum abrirem o vozeirão e atiçarem a batucada com a música Adota Eu, do grupo do Meninos do Pelô, estarão dando início a um set list montado exatamente para lançar olhares à criança, à adolescência e às necessidades da população carente. Caetano Veloso, por exemplo, vai entoar Help, dos Beatles, e Milagres do Povo, dele próprio. Milton Nascimento vai apresentar, entre outras, Maria Solidária (Fernando Brant e Milton Nascimento). Juntos, Sandra de Sá e Seu Jorge cantam Os Meninos da Mangueira. E a participação de Maria Bethânia tem, entre outras canções, a emocionante Sonho Impossível.

O show foi todo concebido por nomes também estrelados. A direção geral é de Monique Gardenberg. Gutto Graça Mello é o responsável pela direção musical e o arranjo das canções. O cenário é assinado por Gringo Cardia; a iluminação, por Maneco Quinderé; e os figurinos, por Cao Albuquerque.

A ideia de realização deste show no Brasil nasceu a partir do grande evento comemorativo dos 10 Anos da World Childhood Foundation, realizado na Ópera de Gotemburgo, em 2009, na Suécia. Na ocasião, diferentes performances de música e dança ajudaram a divulgar e arrecadar recursos significativos para a causa. Além de Suécia e Brasil, a organização também possui escritórios nos Estados Unidos e na Alemanha.

Saiba mais em programação cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário