quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tecelagem


Prosa Têxtil com Gustavo Augusto Serpa Rocha





ENTREVISTA

1. O que é ser Zootecnista, especializado em Sericicultura?
R - Zootecnia é a ciência que estuda a produção, o melhoramento genético e a comercialização de animais domésticos. A Sericicultura, é uma das cadeiras do Curso de Zootecnia e nela se estuda o Bicho da Seda. Vale dizer que a Sericicultura sempre despertou grande interesse do homem pois trata do mais antigo melhoramento genético de um produto - o fio da seda, fibra têxtil finíssima e natural, produzida pela larva de diferentes mariposas, das quais a mais conhecida é o Bombix mori ou bicho da seda, que se alimenta exclusivamente das folhas da amoreira. A Zootecnia transforma o pesquisador em empreendedor. A especialização em Sericicultura expande os conhecimentos para atender as necessidades na produção do fio e garantir um produto final de qualidade. Além disso, o curso possibilita o entendimento dos fundamentos económicos nas atividades agrícolas. A especialização nesta cadeira remonta estudos na Itália, Província de Como onde teve na época medieval a seda a mais valiosa no mundo. A riqueza de Florença foi construída parte com o comércio da seda, também na França em Lyon, foi uma grande região industrial da seda francesa, e devido a produção foi necessário aprimoramento técnico para melhorar a qualidade e a produtividade do Bicho da Seda.


2. O Casulo Feliz nasceu em 1988, já com Consciência Ambiental e hoje apresenta ideias de Naturalismo com Responsabilidade Social, ecologicamente responsável, e sempre buscou trilhar caminhos de desenvolvimento inovador, por exemplo: criando máquinas próprias, para diminuir desperdício e aproveitar melhor matéria-prima, aumentar capacidade de criação... - estou certo? Nos fale um pouco sobre...


R - Sim, O CASULO FELIZ, inicia seus trabalhos como empresa em 1988 com pensamentos produtivos ligados ao trinômio: fibras naturais e tingimento vegetal, responsabilidade social e viabilidade economica.

As fibras Naturais e tingimento vegetal, visando fazer uso somente de matéria prima sustentável, seguindo preceitos de preservação ambiental, uso dos recursos naturais com responsabilidade e valorização de produtos naturais.


Responsabilidade Social - a empresa usa mão de obra da região mais carente da nossa cidade, assegura aos funcionários seus direitos trabalhistas, e ainda possibilita o aprendizado profissional. Acreditamos que o trabalho manual promove união familiar e o desenvolvimento de um trabalho caseiro junto a família faz colher resultados satisfatórios nela e na comunidade ao redor.

Viabilidade econômica: significa ter o espírito empreendedor, cuja visão comercial passa a servir e a contribuir com a continuidade das tradições culturais brasileiras, ou seja a empresa transforma arte em geração de emprego e renda, com ética e resposabilidade.

3. Você diz na reportagem da Matéria-Prima (novembro de 2007): "A moda ecológica é uma questão de necessidade. É um avanço do qual o povo e o planeta necessita e não mais uma descoberta de um produto bonito". Estamos em 2011, de lá para cá qual sua visão do Brasil nesse Movimento Sustentável?


R - É interessante dizer que não é uma moda passageira, já que iniciamos nosso trabalho enraizado em ideias ecológicas oriundas dos anos 60, aquele “ Flower Power” pacifista , a “descoberta” que corantes químicos e o uso fibras artificiais ( acetato e viscose) ou fibras sintéticas (poliamida, poliéster ou acrílicos) possuem incompatibilidade com a natureza da pele humana, além de que a síntese do capitalismo esta na produção totalmente industrial em larga escala e não no trabalho da mão humana, sendo um estimulo fazer parte de um movimento constante ao equilíbrio, sem ser estático com o comercial, assim sendo não tem idade nem data para encerrar, pois a preservação da Raça Humana esta ligado ao modo comportamental do dia a dia da vida do ser, o life style que tanto é comentando sobre as formas de diminuir o impacto ambiental me faz acreditar cada vez mais que temos uma responsabilidade em fazer o nosso planeta um mundo melhor.



4. Li no release da Casa Cor 2009 (Paraná) que a Empresa usa matérias-primas de recursos naturais, visa valorização da brasilidade. .. "Moda está voltando as raízes" - a que passo?


“O PRIMITIVO É CONTEMPORANEO” esta é a essência da empresa. Nós acreditamos na beleza do produto natural, livre de época... Trata-se da valorização do trabalho manual com os recursos naturais do país, e também das nossas tradições de mais de 400 anos, focando a materia prima pura, e acima de tudo isso no trabalho do homem com mais qualidade de vida. Também acreditamos que há um nicho de mercado de pessoas que valorizam cada vez mais os produtos naturais, ecologicamente corretos e sustentáveis. Essas são que pessoas acreditam em nós. Exemplo o E-fabrics vem com este mesmo conceito, esta mesma essência em fibras naturais, tecidos ecológicos e pigmentos vegetais. O E-fabrics é um selo brasileiro que identifica as origens do material, os procedimentos durante processo de manufatura e a legitimidade da essência brasileira, 100% nacional, e é usado por empresas e marcas de roupas de que na sua política de trabalho acreditam nesses valores e investem no diferencial, a OSKLEN DO BRASIL usa o selo.

5. O Casulo Feliz já trabalhou com estilistas brasileiros maravilhosos: Mário Queiroz, Oscar Metsvaht, Isabela Capeto, Jum Nakau e Alexandre Herchcovitch, Vanessa Montoro. Augusto fale um pouco do processo criativo da empresa, quantas pessoas estão envolvidas na criação, pesquisa, estudos... É uma empresa familiar? Aceita estagiários?


R - A particularidade do desenvolvimento de fios vem do meu tempo de criança, na fazenda de meus avós, acompanhando todos os processos na produção de lã (da ovelha ao baixeiro), na produção de peças em couro cru para uso na vida campeira, também com a cestaria, fabricando um “balaio” ou um “cargueiro”. Quanto ao inicio do O CASULO FELIZ, o desenvolver de texturas em fios de seda, tanto os filamentados como os cardados, começa na roca de minha avó. E no “têxtil” temos como designer Glicínia Setenareski (filha). Juntos estudamos o aproveitamento das ofertas que a natureza nos presenteia, como também as necessidades encontradas no andamento produtivo, gostamos muito das tradições culturais indígenas e também da forma “cabloca” de criar um fio ou uma trança, além das influência indianas nos tecidos, tecelagem Europeia em texturas, sendo tudo isso a nossa historia. A criatividade é simplesmente uma prova da elasticidade mental humana, respondendo as necessidades.
Sobre a oferta de estágios, depende do candidato, como for sua “pegada ecológica”??? Se tiver o “coração verde, e a alma colorida” aqui tem sempre um espaço. Acreditamos que o ensino é uma forma da imortalidade, e que exemplo não é a única maneira de ensinar, mas a melhor.


6. E... "A fabricação de tecidos se manteve até o fim do século XVIII exercida em empresas familiares, constituídos por fiandeiras e tecelões qualificados"... Nos conte um pouco da sua trajetória até chegar aos fios de seda.


R -Alexandre, esse teu comparativo é uma gloria pra nos!!! Após descobrir a poesia da seda na fiandeira de minha família. Com meu espírito sonhador passei a desenvolver as artes que eu tinha conhecimento. Dedico boa parte de minha vida neste desenvolvimento de fiandeira, alquimia e tecelagem. Mas a historia todo é feita junto com pessoas, pessoas “do bem” uma comunidade inteira chamada Santa Felicidade (olha o nome), instalada na área de maior carência econômica da cidade de Maringá (PR), que aderiram a ideia de criar e produzir pano. Esquecer a ficha criminal do bairro e lembrar dos “Diplomas de Honra” que os moradores ganharam com o passar do tempo. A evolução que ocorreu resultou em uma família, a FAMILIA O CASULO FELIZ.

7. Moda ou decoração, quais as principais referencias que permeiam o seu universo artístico? Qual o DNA da sua criação?
Gostei dessa “qual é o DNA da criação”...

R - O DNA da moda e da decoração é o TÊXTIL. Se observarmos como o Ser Humano vive, poderíamos dizer que ao tomar alguma decisão em nossas vidas é como FIAR nosso futuro. E, ao continuarmos nesta decisão seria URDIR e quando urdimos não temos como voltar atrás e vivenciando essa decisão é a TRAMA de nossa vida, onde o ROLO DO TECIDO que esta no nosso colo é o passado que construímos, o que estamos tecendo é nosso presente e o RODO DO URDUME é o nosso futuro. A moda e a arquitetura estão complementadas com arte de fiar, tingir, urdir e tecer.
Já o meu DNA vem da natureza de Deus. Eu como filho tento ao máximo observar a sabedoria do Pai, fiando-tingindo-tecendo, e vivendo . Vejo a trama, o fio e a cor da natureza. Ela apresenta texturas incríveis e inigualáveis como numa arvore suas folhas, tronco, flores, frutos... A cartela dos nuances que as cores nos permitem ver e sentir e tão perfeita que fazer parte da moda ou da decoração é obrigatório.
Ferreira Gullar falou “a arte existe porque a vida não basta” é esta minha identidade e vendo a necessidade humana temos um prazer imenso em trabalhar.

8. O Casulo Feliz em 2011, sentimentos, desejos, sonhos, projetos?


R - 2011 Ano do sucesso, sempre com o otimismo e a certeza que nosso caminho esta certo. Temos confiança no alvo “N”, é o definitivo, vamos trabalhando com afinco e satisfação. Sentindo-nos responsável por todos que cativamos… Mahatma Gandhi definiu como sentimento, desejos, sonhos e projetos, na tecelagem como: “Não há beleza em tecido algum se ele causa fome e infelicidade”. Pensamos desta forma, iniciamos nossa caminhada em 1988 e o final não tem agenda, trato feito, esse humilde tecelão assina abaixo.
Paz e bem a todos.
Gustavo Augusto Serpa Rocha

Links e contatos

O Casulo Feliz, por Astrid Façanha e Rafaela Tasca

A beleza da Seda 100%...

Os tecidos e fios da grife maringaense O Casulo Feliz invadiram...

Bicho da seda

A origem da sericicultura






O CASULO FELIZ

Facebook

ocasulofeliz@ocasulofeliz.com.br
Rua Gertrude Henk Fritzen, 5704
CEP 87060-465 – MARINGA (PR-BR).
55-44-3226-1580 
créditos, link aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário