quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Planeta Sustentável

Uma cidade construída com contêineres de navios velhos

Débora Spitzcovsky 17 de janeiro de 2011

Não é cenário de filme. A Cidade Contêiner (ou Container City, como é mais conhecida) existe de verdade e já virou atração turística no México, onde foi construída.
Idealizada pelo designer gráfico Gabriel Esper Caram, ela possui 5 mil m² de área urbana, que são “preenchidos” por 50 contêineres de navios velhos. As estruturas de metal dão origem a lojas hippies, livrarias, galerias de arte, bares, restaurantes, padarias e até dormitórios – para abrigar os turistas dispostos a passar a noite na cidade.
Para tornar a estadia na Container City mais agradável, todos os contêineres sofreram um upgrade e possuem isolamento acústico e sistema térmico, que mantém  uma temperatura agradável dentro das estruturas de metal. Além disso, a cidade possui Wi-Fi e há música tocando em todas as ruas.
Todo o esforço para chamar a atenção dos turistas parece estar dando resultado: a Container City, que fica no Estado mexicano de Puebla, está recebendo muitos visitantes, de segunda à domingo, e já é considerada no país um ponto de referência nos campos da cultura e arquitetura, além de um ótimo exemplo de reutilização de lixo.
Leia também:
A vila dos contêineres

Contêineres viram moradias coletivas
Moradia para viagem

*Container City 
Siga o Planeta Sustentável:

Nenhum comentário:

Postar um comentário