segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DOCUMENTÁRIOS


Documentarios sobre design, marketing e publicidade - O sonho tcheco DVD Rip PT-Br

Um dos melhores filmes para estudantes de Publicidade e Propaganda, Designers e demais profissionais da área de comunicação.




Sinopse:

O No ano de 2004, dois estudantes de cinema conseguem recursos junto ao Ministério da Cultura para produzir um documentário, a idéia é genial e ousada ao mesmo tempo. Construir uma grande mentira, ver até onde as pessoas acreditam nela e qual a reação ao saberem a verdade.

Eles contratam uma agência de publicidade, filmam todo o processo de construção da propaganda, cartazes, comerciais, pesquisas de marketing e opinião pública, desmascaram o que existe por trás deste mundo de construção de sonhos irreais. Durante meses entopem a capital Praga de propaganda do Hipermercado chamado “Sonho Tcheco”. Os preços são bem abaixo daqueles praticados pela concorrência.

No dia e local marcados para a inauguração, cerca de 4 mil pessoas comparecem, sedentos por diversão e compras, mas nunca existiu e nunca existirá o Hipermercado, no local apenas um grande outdoor.

Parece uma grande brincadeira de mau gosto? Pode ser, mas o filme nos faz refletir. Será que não somos enganados todos os dias por propagandas que nos prometem diversão e prazer, quando na realidade não é nada disso que acontece? Eles usaram dinheiro público para enganar as pessoas, mas será que os políticos não fazem o mesmo? E viva a sociedade do espetáculo!

O documentário dialoga ainda com questões de consumismo desenfreado, a ganância das pessoas por produtos, a vida medíocre que tem como diversão principal passear pelas prateleiras de um hipermercado. Viva as “pseudo-necessidades”! Talvez o principal seja mesmo como são feitas as campanhas de marketing, cada vez mais profissionais, inclusive o diretor da agência contratada se vangloria de que consegue vender até coisas que não existem.

Mas também existe uma outra interpretação ao documentário. Troque o Hipermercado pela União Européia. Na época de produção a República Tcheca vivia o debate sobre a entrada ou não na UE. Com base no filme, não seria a UE um sonho Tcheco? O que será que existe após a porta da propaganda?

Este fato do Hipermercado “falso”, e o documentário geraram grande polêmica na República Tcheca, na semana seguinte ao acontecido, mais de duzentos artigos de revistas e jornais foram escritos no país sobre a questão. Debates na TV foram feitos e entrevistas nas ruas. Os diretores foram processados, mas ganharam vários prêmios pelo documentário. 

créditos: Acervo Publicitário




Trailer: clique aqui
Tamanho: 693 MB
Legenda: PT - Br




Nenhum comentário:

Postar um comentário