Cinco grandes cenas do cinema musical.
por Filipe Vicente | Artes, Cinema, MúsicaSe você pensar bem, o cinema nasceu musical. Eu entendo se você disser que ele, na realidade, nasceu mudo. Mas, no fundo, literalmente ao fundo, a música sempre esteve presente: com fala ou sem. E é em homenagem ao cinema musical que eu destaco aqui 5 cenas inesquecíveis de grandes clássicos.
Para abrir essa lista, a abertura do encantador “O Mágico de Oz” (“The Wizard of Oz”, 1939), onde a doce Dorothy, interpretada pela grande estrela Judy Garland, lamenta sua atual situação e sonha com uma vida melhor cantando “Over the Rainbow”.
Quem não se lembra de Julie Andrews rodopiando nas montanhas Austríacas entoando os famosos versos “the hills are alive with the sound of music”? A atriz, que deu vida a Maria no filme “A Noviça Rebelde” (“The Sound of Music”, 1965), contou que regravou a cena diversas vezes, pois o vento do helicóptero que a filmava era tão forte e o veículo chegava tão perto que a derrubava à cada pirueta.
A cena não está na internet por causa dos direitos autorais (o filme completou 45 anos em 2010 e, pelo lançamento da caixa comemorativa, eles tiraram os vídeos do ar), mas no trecho abaixo (uma entrevista de 2005 em comemoração aos 40 anos do filme) você pode conferir a abertura logo nos três primeiros minutos.
Para não ser injusto, a última abertura está presente com “Grease” (1978). Um clichê vivo na memória de qualquer um que tenha visto o filme ao menos uma vez. John Travolta e Olivia Newton-John, deram vida aos estudantes Danny e Sandy, que fizeram dessa divertida história um marco do cinema.
O grande astro Gene Kelly aceitou fazer o papel de Don Lockwood e nos presenteou com seu talento no inesquecível “Cantando na Chuva” (“Singing in the Rain”, 1952). Um filme quase sem cortes, com sequências musicais extremamente criativas e um elenco incrivelmente afiado. Dá ou não dá vontade de dançar junto?
O último vídeo da lista nos trás o emocionante final de “Dirty Dancing” (1987), quando o bad-boy Johnny Castle (Patrick Swayze) tira a boa moça Frances ‘Baby’ Houseman (Jennifer Grey) para dançar ao som de “(I’ve had) The Time of my Life”. Encantador!Assista os vídeos link aqui
é ator, colaborador da Livraria Cultura e do Blog da Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário