sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

cultura

Amor, Festa, Devoção.

por Filipe Vicente | Artes, Eventos, Música, shows
Maria Bethânia é uma artista popular. Nascida em Santo Amaro da Purificação na Bahia, filha de Dona Canô e irmã de Caetano Veloso, Bethânia tornou-se uma das principais intérpretes da Música Popular Brasileira.
Sua estreia em 13 de fevereiro de 1965, aconteceu ao substituir a cantora Nara Leão no lendário show “Opinião”, no qual dividiam o palco com João do Vale e Zé Kéti. Nos anos 70, junto com seu irmão Caetano e os amigos Gal Costa e Gilberto Gil, fundou o aclamado grupo “Doces Bárbaros” e se tornou a primeira cantora a vender mais de um milhão de cópias de um único disco. Em 1993 alcançou novo recorde de vendas com “As canções que você fez pra mim”. O trabalho – que teve uma versão hispânica: “Las canciones que hiciste para mí” – é composto por músicas do cantor e compositor Roberto Carlos. Em 2001, lançou o aguardado álbum “Maricotinha” em comemoração aos 35 anos de carreira completados em 2000. O trabalho rendeu o emocionante “Maricotinha – Ao Vivo”, onde interpreta clássicos de grandes nomes da MPB como Dorival Caymmi, Edu Lobo, Luiz Gonzaga e Chico Buarque de Hollanda.
O talento e a sensibilidade de Maria Bethânia como artista é inegável. Ela já fez uma homenagem aos brasileiros (“Brasileirinho”, 2004) com textos de artistas como Guimarães Rosa e participações como a de Nana Caymmi, já cantou o tempo e as águas (“Tempo, tempo, tempo”, 2005 e “Pirata” e “Mar de Sophia”, 2007) e agora celebra o amor, com muita festa e a nossa devoção.
Baseado em seus mais recentes trabalhos “Encanteria” e “Tua” (2010), Bethânia realizou durante o ano os shows da turnê “Amor, Festa, Devoção”: “São palavras que me dão norte e que têm como subtexto a fé, a esperança e a caridade, características fortes em minha mãe”, explica a cantora que dedica o show à Dona Canô. Com direção e cenário de Bia Lessa, roteiro de Bethânia em parceria com Fauzi Arap e arranjos de Jaime Alem, o show gravado no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, acaba de ser lançado em DVD e inclui além de grandes sucessos, canções que ficaram marcadas por sua interpretação como “É o amor” (Zezé di Camargo) e “Reconvexo” (Caetano Veloso).
Filipe Vicente é ator, colaborador da Livraria Cultura e do Blog da Cultura. Apaixonado por livros, viagens, chocolate, teatro musical e mais um monte de coisas.
créditos blog da cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário